Não só fábricas, ferrovias, ferries e usinas hidrelétricas, mas também comunidades urbanas são construídas quando a Hydro inicia suas atividades. Na cidade de Notodden, a empresa constroi muitas das moradias de seus trabalhadores e na cidade de Rjukan sua contribuição nessa área é ainda maior. Em Rjukan, a Hydro assume a responsabilidade por muitas das instituições que hoje são consideradas tarefas do poder público, como a gestão de hospitais.
-
1905
Construção de duas comunidades urbanas ››
-
1917
Indústria de alumínio na Alemanha – fundação da VAW ››
-
Lukk
Em 21 de abril de 1917, cinco homens se encontram em Berlim e estabelecem a “Vereinigte Aluminium-Werke Aktiengesellschaft”. Na década de 1920, a empresa implementa os primeiros programas sociais para os funcionários, tais como planos de aposentadoria e construção de casas.
-
1917
Levando uma visão para Høyanger ››
-
Lukk
Com muita experiência adquirida em seus projetos, Sigurd Kloumann assume o papel de líder da usina hidrelétrica da fábrica de alumínio e da comunidade de Høyanger para a NACO. Mais tarde, a empresa se tornará parte da ÅSV e depois da Hydro. A visão é a construção de uma cidade industrial verde, com boas condições de vida para todos. Høyanger se transforma em uma cidade pioneira de bem-estar social.
-
1928
Teleférico de Krosso – uma referência na área de SSMA ››
-
Lukk
Embora a cidade de Rjukan esteja localizada entre altas montanhas, os habitantes deveriam ter a oportunidade de ver o sol também nos meses de inverno. Por isso, a Hydro constroi um teleférico que vai do vale ao topo da montanha e que visa ser acessível a todos. O preço da passagem é 10 centavos – até a década de 1970. Ainda hoje o teleférico de Krosso é uma atração.
- 1930 Progresso social A Convenção n.º 29 da OIT sobre trabalhos forçados é elaborada
-
Lukk
A Convenção é a primeira das oito convenções fundamentais da OIT.
-
1931
Exército contra trabalhadores em Menstad ››
-
Lukk
Depois de 10 anos de cortes salariais, os empresários noruegueses apresentam exigências de redução de mais 15% no acordo coletivo, resultando num conflito com locaute por parte dos empresários. Na planta da Hydro em Menstad, o trabalho não-sindicalizado continua. Trabalhadores sindicalizados fazem protesto, tendo intervenção da polícia e exército para restaurar a ordem. O conflito acabou se tornando o próprio símbolo dos conflitos trabalhistas.
-
1934
De Oslo a Notodden ››
-
Lukk
No apogeu da dureza dos “duros anos 30”, a Hydro demite 400 funcionários na cidade de Notodden. A produção é interrompida temporariamente, e muitos trabalhadores são transferidos para Porsgrunn. Uma das contramedidas da empresa é mudar a produção de sacos de Oslo para Notodden. No curto prazo, isso cria mais que 100 novos empregos. Mais tarde, seguem outras medidas.
-
1942
Prisioneiros de guerra como mão-de-obra da Hydro ››
-
Lukk
A Hydro está envolvida na construção dos projetos de alumínio e magnésio da empresa alemã Nordag, em Herøya, perto da cidade de Porsgrunn. Prisioneiros de guerra são usados como mão-de-obra na construção das instalações, que são alvos de bombardeios da Força Aérea americana. Há 55 mortos, e o andamento dos projetos é interrompido. Os prisioneiros também são usados em outros projetos da Hydro.
- 1948 Progresso social Declaração dos Direitos Humanos da ONU é adotada
-
1967
Cooperação piloto em Herøya chama a atenção internacional ››
-
Lukk
A Hydro e a Ass.dos Trabalhadores de Herøya celebram um acordo de produtividade, visando fortalecer a racionalização, aumentar a eficiência e a consciência de custo. A “Cooperação piloto” é lançada em várias fábricas. A capacitação consiste em treinamento teórico e prático, o qual oferece um diploma profissional e transforma a Hydro numa empresa pioneira. O resultado é uma melhor relação entre a gerência e os trabalhadores.
-
1974
Estreia na área de bauxita no Brasil ››
-
Lukk
No Brasil, a Hydro estreia com uma participação de cinco por cento na Mineração Rio do Norte S.A., a MRN, em Trombetas. A região é parcialmente povoada por quilombos, descendentes de antigos escravos de origem africana, com status de povo indígena. Em 2010, depois da aquisição dos negócios de alumínio da Vale no Brasil, a Hydro também administrará os 40% pertencentes a essa empresa, que possui produção total de 16 milhões de toneladas.
-
1986
Fusão entre ÅSV e Hydro ››
-
Lukk
Na Noruega, é realizada a fusão entre a empresa estatal de alumínio, ÅSV, e os negócios de alumínio da Hydro. Antes da fusão, a ÅSV tem produtividade mais baixa que as fábricas de alumínio da Hydro. Isso se torna o ponto de partida para uma série de medidas de maior eficiência e enxugamento do quadro de funcionários, culminando, em 1991, com cortes de mil empregos, distribuídos entre Årdal, Sunndal, Karmøy, e Høyanger.
-
1991
Hydro investe na Utkal Alumina da Índia ››
-
Lukk
Ao investir na Utkal Alumina, em Orissa, Índia, o plano da Hydro é desenvolver minas de bauxita e construir uma refinaria de alumina. O projeto se mostra extremamente complexo, incluindo interesses conflitantes em nível nacional e local, uma burocracia extensiva e entidades com agendas diversas. Em 2002, depois de um episódio em que a polícia mata três homens da comunidade local a tiros, a Hydro desiste do projeto.
-
1995
Novas diretrizes éticas ››
-
Lukk
A Hydro estabelece diretrizes éticas aplicáveis a todos os funcionários. Essas diretrizes tratam de questões como integridade – incluindo presentes e outras vantagens – conflitos de interesses, conduta pessoal e como lidar com informações confidenciais.
- 1997 Progresso social OCDE aprova convenção contra corrupção
-
1999
Hydro no Índice Dow Jones de Sustentabilidade ››
-
Lukk
São criados os Índices Dow Jones de Sustentabilidade. A Hydro já é incluída no primeiro ano, e desde então integra o que muitos consideram o mais prestigioso índice de sustentabilidade.
-
2000
Participação da Hydro na Alunorte, Brasil ››
-
Lukk
A Hydro adquire 34% da refinaria Alunorte, no Brasil. Em 2008, depois de três expansões, a Alunorte se torna a maior refinaria de alumina do mundo. A Hydro ajuda a desenvolver um programa local de educação e esporte, onde crianças e jovens são motivados a levar a escola a sério para se classificarem ao Alunorte Rain Forest – um time de futebol que todo ano participa da Norway Cup, o maior torneio de futebol infanto-juvenil do mundo.
- 2000 Progresso social Criação do Pacto Global da ONU
-
2000
Wells – expansão nos EUA ››
-
Lukk
A Hydro compra a Wells Aluminum Corp, uma empresa de grande porte com sete fábricas de extrudados em seis estados nos EUA. Os ativos incluem uma fundição que fabrica lingotes de extrusão.
-
2001
Reestruturação causa revolta e elogios ››
-
Lukk
Depois de 50 anos como produtor de magnésio, a Hydro julga necessário fechar as fábricas de magnésio na Noruega e no Canadá, o que causa fortes reações. As medidas adotadas incluem demissões, novos negócios e ajuda na busca de emprego. Passado algum tempo, a reestruturação é vista como uma história de sucesso. Muitos novos empregos são criados, e as experiências servem de inspiração para outros lugares, como o Reino Unido, Alemanha e Noruega.
- 2003 Progresso social Leis anticorrupção do Código Penal da Noruega é o mesmo para empresas norueguesas globais
-
2004
Usina hidrelétrica e nova estrada ››
-
Lukk
Em cooperação com o Depto das Estradas da Noruega, a massa rochosa escavada durante a construção da nova usina hidrelétrica de Tyin é usada para melhorias na estrada que atravessa a serra. As melhorias aumentam o período de abertura da estrada no inverno.. Além disso, a cooperação com a prefeitura rende um novo sistema de abastecimento de água. Os projetos são realizados em diálogo com a população local e os proprietários dos chalés da região.
-
2006
Estudo de impacto ambiental e social ››
-
Lukk
É elaborado um estudo de impacto ambiental e social relacionado com a construção da nova fábrica de alumínio Qatalum, no Qatar. O estudo é apresentado à população local por meio de encartes em jornais e assembléias populares.
-
2007
Apuro de possível corrupção em antigo negócio na Líbia ››
-
Lukk
A Hydro inicia uma abrangente investigação depois de alegações de corrupção na Líbia no início dos anos 2000. A questão, que vem à tona por ocasião da fusão entre a Statoil e os negócios de petróleo e gás da Hydro, atrai grande interesse da mídia. Em maio de 2009, a Autoridade Nacional de Investigação de Crimes Econômicos (Økokrim) decide não realizar uma investigação penal do caso.
-
2007
Mais de 20 mil operários no Qatar ››
-
Lukk
A pedra fundamental da Qatalum, a nova fábrica de alumínio no Qatar, é lançada. Com uma participação de 50% no projeto, a Hydro tem sido responsável pela construção. No auge da obra, há mais de 20 mil operários no local. Quase todos são estrangeiros, e o projeto inclui um vilarejo com moradias para 10 mil trabalhadores. O vilarejo representa um novo padrão em termos de alojamento para trabalhadores em Qatar.
-
2009
Início de produção no Qatar ››
-
Lukk
A Qatalum inicia a produção da nova fábrica de alumínio no Qatar. A Hydro, cuja participação na fábrica é de 50%, recebe críticas de alguns grupos por causa das condições de trabalho no Qatar, um país que não permite a liberdade de organização aos trabalhadores estrangeiros.
-
2011
Investimento de peso no Brasil ››
-
Lukk
A Hydro adquire os negócios de alumínio da Vale no Brasil, incluindo as minas de bauxita em Paragominas, a participação majoritária na Alunorte, a maior refinaria de alumina do mundo, e na Albras, uma fábrica de alumínio, bem como numa nova refinaria de alumina em fase de planejamento. Aproximadamente 3.600 funcionários farão parte do quadro global da Hydro. As operações no Pará também incluem 1.500 trabalhadores terceirizados.
-
2013
Nenhuma violação das regras de corrupção ››
-
Lukk
Não há nenhum caso de corrupção ou violação dos direitos humanos ligado à atuação global da Hydro.
- 2015 Progresso social Prazo para o alcance das Metas do Milênio da ONU
-
2020
Consciência social corporativa faz da Hydro um parceiro preferencial ››
-
Lukk
No mundo inteiro, a Hydro é um parceiro preferencial em função de sua atitude para com a consciência social corporativa.