Skip to content

Edital seleciona projetos para o desenvolvimento sustentável de Barcarena

Hydro, Alunorte e Albras criaram um fundo para investimento financeiro nessas ações no município paraense

Head of Hydro Sustainability Fund, Eduardo Figueiredo, in the launch of the first notice
Head of Hydro Sustainability Fund, Eduardo Figueiredo, in the launch of the first notice (Photo: Led Produções)

Hydro, Alunorte e Albras lançaram, neste sábado (14/12), o primeiro edital do Fundo de Sustentabilidade Hydro criado pelas empresas para apoiar, voluntariamente, projetos sociais não-governamentais, que visem o desenvolvimento sustentável da região de Barcarena.

Instituição sem fins lucrativos, este fundo fará a gestão do investimento financeiro, baseado nas diretrizes e prioridades definidas no âmbito da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS). Com o valor total de R$ 730 mil, o primeiro edital tem três linhas de financiamento que atenderão projetos sociais com ações voltadas ao emprego e renda, meio ambiente, fortalecimento institucional, esporte, cultura e lazer.

O Fundo é resultado do compromisso de investimento de R$ 100 milhões, num período de dez anos, assumido pelas empresas em abril de 2018. Serão publicados editais com as normas e os padrões de integridade e ética para que os recursos sejam aplicados. “A Hydro busca ser um parceiro comprometido com Barcarena, ouvindo das comunidades quais são os desafios e as soluções para a construção de um município melhor para seus vizinhos. O fundo está concentrado em construir uma forma de planejamento compartilhado com a sociedade. Estamos apostando que o investimento de longo prazo em conhecimento, diálogo e capacitação técnica será a base para o fortalecimento de um fórum territorial que discuta soluções para a qualidade de vida e sustentabilidade de Barcarena. As diretrizes para os investimentos do fundo serão construídas nesse fórum, que se chama Iniciativa Barcarena Sustentável”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

Ele explica que o primeiro edital permite aos interessados conhecerem os critérios de elegibilidade dos projetos e instituições, as linhas temáticas para investimento, os prazos e o processo para inscrição e seleção de projetos, bem como o grau de comprometimento, metas e metodologia esperados para a fase de execução, acompanhamento e avaliação de resultados.

“Estamos dando transparência ao processo de comunicação e seleção de projetos que serão financiados pelo fundo, por meio do lançamento público deste edital. O nosso objetivo é que mais organizações participem do processo. Em paralelo a esse financiamento, a Hydro e suas empresas em Barcarena mantêm os seus investimentos em programas sociais, com excelentes resultados no município e na região”, ressalta.

Das três linhas de financiamento, a que trata da “promoção de trabalho, emprego e renda e meio ambiente” contemplará projetos de apoio e suporte técnico a negócios comunitários sustentáveis rurais e urbanos. Os proponentes devem possuir capacidade técnica para atuar na capacitação e aceleração de microempreendedores, pequenos negócios, associações locais, cooperativas e agricultores familiares. Outra linha de financiamento prevê o “fortalecimento institucional de associações e organizações sociais”, por meio de processos de regularização, capacitação, apoio em gestão e modernização. E, na terceira linha de financiamento, serão selecionados projetos de eventos esportivos ou culturais a serem realizados por instituições comunitárias.

Critérios - Organizações com sede fora de Barcarena só serão consideradas na seleção do edital se o objetivo do projeto e seus resultados tenham como foco exclusivo o município, suas comunidades, associações, instituições ou agentes econômicos. “Instituições privadas, com fins lucrativos, também deverão evidenciar em sua proposta o caráter comunitário e sustentável da iniciativa a ser apoiada. Organizações religiosas, organizações da administração pública direta e indireta e partidos políticos não podem se candidatar a essa rodada de financiamento”, detalha Eduardo Figueiredo.

Os projetos devem ser encaminhados ao fundo até o dia 14 de fevereiro de 2020, para o e-mail editalbarcarena@gmail.com. As propostas considerarão tempo de execução de três até doze meses. O número de projetos aprovados em cada linha de financiamento dependerá das propostas recebidas e de seus respectivos valores. Cada instituição pode apresentar apenas uma proposta, em uma das linhas de financiamento de sua escolha. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 14 de março de 2020.

O edital completo está disponível aqui.

 

A escolha dos projetos será feita por um Comitê de Seleção, formado por representantes do fundo, das empresas financiadoras e da sociedade civil local a serem escolhidos pelos grupos de trabalho da IBS. Os projetos serão analisados a partir de critérios de viabilidade técnica, econômica, ambiental e relevância social.

Iniciativa - Os temas e as principais diretrizes dos financiamentos via fundo resultaram dos diálogos ocorridos nos grupos de trabalho da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), criada em abril de 2018. A iniciativa consiste em um esforço de vários atores sociais, incluindo a Hydro e suas empresas, para promover e acelerar mudanças no município. “A IBS é um espaço de reunião para pensar juntos e compreender melhor a realidade local. Durante um ano, buscamos fortalecer o diálogo sobre os desafios e as prioridades de Barcarena. Agora, entramos na segunda fase de construção de uma agenda de desenvolvimento, pactuada entre todos, e de realização das ações”, finaliza Eduardo Figueiredo.

As organizações e instituições proponentes aos financiamentos do fundo contarão com o apoio da secretaria executiva da IBS, durante as fases de elaboração de propostas, gestão dos projetos e prestação de contas.

Recommended for you