Skip to content

A fusão visava tanto garantir um futuro em produtos semimanufaturados quanto assegurar o fornecimento de matérias-primas. Cinco anos depois, a Hydro Aluminium era capaz de fornecer 500.000 toneladas de óxido de alumínio por ano, três quartos dos quais eram processados em suas próprias instalações.

Durante esses cinco anos, as atividades aumentaram em 50 por cento, e a operação tornou-se a quinta maior empresa de alumínio do mundo.

Crescimento rápido

No mesmo período, a Hydro também adquiriu cinco plantas de extrusão da Alcan na Europa Central, expandiu a produção de metal em Karmøy, comprou a planta de óxido Alpart na Jamaica e assumiu a empresa de sistemas de construção WICONA na Alemanha.

Com a compra da empresa alemã VAW cerca de dez anos depois, a Hydro Aluminium tornou-se a terceira maior empresa de alumínio do mundo.

Conversas finalmente resultam em um acordo

As primeiras negociações sobre uma fusão entre a Hydro e a ÅSV ocorreram em 1985, mas nada foi acordado. Um ano depois, outra rodada de negociações culminou na nova unidade de alumínio Hydro Aluminium em 1º de setembro de 1986. Originalmente com 70 por cento de propriedade da Hydro e 30 por cento do estado norueguês, a empresa tornou-se totalmente de propriedade da Hydro em 1988.

Duas pessoas desempenharam um papel fundamental na fusão: o diretor executivo da Hydro na década de 1980, Torvild Aakvaag, e o diretor executivo da ÅSV, Håkon Sandvold. No entanto, foi uma terceira pessoa, Dag Flaa da Hydro, que se tornou o primeiro alto executivo da Hydro Aluminium.

Mais fortes juntos

Nenhuma fusão é completamente livre de problemas, e também não foi a integração da ÅSV e da operação de alumínio da Hydro, mas cresceu em uma organização forte que se mostrou muito mais eficaz como um todo do que como a soma de suas partes individuais.

As duas organizações tinham origens bastante diferentes. ÅSV estava bem avançada em tecnologia, enquanto a Hydro tinha um setor comercial forte. Esperava-se que o compartilhamento de recursos permitisse que o melhor de ambas as culturas continuasse vivo.

1990: Um sopro de ar fresco na Ásia 1990: Colocando comida na mesa 1987: Limpeza do lado sombrio da indústria 1986: Ações da Hydro cruzam o Atlântico 1986: Hydro + ÅSV = uma liga forte 1981: A Tempestade