Skip to content

Vários assuntos práticos foram resolvidos imediatamente. A empresa seria gerida por um conselho de administração franco-escandinavo - oito membros do conselho e um diretor administrativo. Sam Eyde foi nomeado diretor administrativo por um período de 10 anos. Eyde, Marcus Wallenberg, eleito presidente do conselho, e o francês Edmond Moret foram as três pessoas mais importantes na nova empresa.

Todos escandinávos e europeus

O capital social total era de NOK 7,5 milhões (quase 1 milhão de euros na taxa de câmbio de 2003). O banco sueco Enskildabanken de Estocolmo controlava metade, e apenas 8% das ações eram detidas por noruegueses. A nova empresa havia assumido as patentes que protegiam o processo, e a principal patente foi solicitada em 25 países. Os patrocinadores franceses também exigiram que a nova empresa garantisse uma opção sobre a cachoeira de Rjukan. Assim, um importante pré-requisito para o crescimento futuro foi assegurado.

O estabelecimento da nova empresa não foi um assunto silencioso. Eyde e Birkeland já haviam sido convidados de honra na inauguração do Instituto de Tecnologia e Química em Berlim. Nessa ocasião, o Dr. Otto Witt, um químico reconhecido que há muito tempo trabalhava na questão do nitrogênio, fez a primeira apresentação pública do processo de arco.

Witt descreveu como a indústria moderna dependia das ciências naturais e destacou que muitos dos engenheiros noruegueses que haviam trabalhado no processo da Norsk Hydro haviam sido educados no instituto de Berlim. Ele não mencionou seu próprio papel como consultor ao longo de vários anos.

Para o mercado mundial Poucos dias após a fundação da empresa, Birkeland e Eyde discursaram em uma reunião da Sociedade de Ciências em Christiania. Suas palestras foram amplamente referidas e também publicadas na íntegra em várias publicações.

Este foi um dos períodos de glória de Eyde. Ele orgulhosamente relatou que as fábricas de Notodden agora estavam produzindo ácido nítrico, nitrato de cálcio e nitrito. "O nitrato de cálcio, que não estava anteriormente no mercado, pode ser usado na indústria e também como salitre chileno. Testes em várias escolas agrícolas, especialmente na Escola Agrícola de Aas pelo diretor da escola, Sr. Sidelien, mostraram que o nitrato de cálcio é tão bom quanto o salitre natural e até um pouco melhor em solo arenoso."

Cachoeiras seriam desenvolvidas e fábricas seriam construídas. Somas enormes seriam investidas. Mas não havia motivo para preocupação. A nova indústria não venderia seus produtos apenas em "nosso pequeno país", mas em todo o mundo, como explicou Eyde.

Planos tão ambiciosos não eram comuns na Noruega naquela época, nem a capacidade de colocá-los em prática. Não se tratava apenas de construir uma nova indústria, duas novas cidades também precisavam ser construídas. O valor de NOK 60 - 80 milhões (EUR 8-10 milhões na taxa de câmbio de 2003) era uma quantia deslumbrante na época, equivalente ao capital combinado de todos os 85 bancos do país em 1905.

Essa data, 2 de dezembro, ainda é celebrada na empresa todos os anos como "aniversário da Hydro".

1914: Guerra e decisões difíceis 1910: O que aconteceu com o Professor Birkeland? 1908: É claro que os trabalhadores devem ter casas 1907: Uma poderosa fonte de energia 1906: O próximo grande passo 1905: Três homens memoráveis 1905: Um pouco mais sobre a Noruega e mais 1905: Um novo dia de trabalho – 2 de dezembro de 1905 1904: Um projeto de calibre 1903: Dias explosivos de inverno 1900: À beira da fome