Skip to content

A nova usina hidrelétrica na cachoeira de Svelgfoss, perto de Notodden, produziria 30.000 cavalos-vapor, equivalente à produção total de energia hidrelétrica na Noruega nos três anos anteriores. Seria a maior da Europa na época e a segunda maior do mundo. A obra, que começou em 1905, proporcionou mais de 400 empregos.

A cachoeira de Svelgfoss, no rio Tinnelv, fica ao norte de Notodden, em Telemark, no sul da Noruega. O fluxo de água estava sujeito a significativas flutuações naturais e podia cair para seis metros cúbicos por segundo. No entanto, após a regulação dos lagos Tinnsjø e Møsvatn, Svelgfoss poderia ter assegurado um fluxo mínimo de água de 90 metros cúbicos por segundo.

A regulação de Møsvatn sozinha era o maior projeto de regulação da Europa na época.

Execução do teste

"Por enquanto, a grande cachoeira pode rugir livremente", explicou o engenheiro Sigurd Kloumann a um jornal local em setembro de 1904, e outro jornal local escreveu em maio do mesmo ano que: "O teste determinará se os planos futuros serão realizados. Diz-se que esses envolvem nada menos que o domínio da própria cachoeira de Rjukan. Não falta potência ali".

A regulação de Svelgfoss, Tinnsjø e Møsvatn foram projetos audaciosos. Se provassem ser bem-sucedidos, seria mais fácil obter apoio para desenvolvimentos ainda maiores mais acima no curso d'água.

O solo na saída do lago Tinnsjø era de areia e argila solta e irregular até uma profundidade desconhecida. A barragem que foi construída era tão sólida que não precisou ser substituída por 95 anos.

O desenvolvimento de Svelgfoss, no entanto, foi mais espetacular e talvez mais pioneiro. "Vez após vez, a cachoeira zombava de nossos esforços, desfazendo à noite o que havíamos construído durante o dia, infiltrando-se através de poros e fissuras e desmontando uma semana inteira de trabalho."

Eyde estava claramente muito ansioso para avançar com este projeto; tanto que deu o aval enquanto ainda estava levantando o apoio financeiro.

"A maioria do trabalho preliminar foi concluída na primeira metade de dezembro de 1905, época em que a Hydro foi constituída, e as fundações da usina e da barragem principal no desfiladeiro foram iniciadas ao mesmo tempo. O trabalho adicional na usina agora podia ser continuado em terreno seco. O telhado foi concluído em outubro de 1906, e o trabalho de instalação das turbinas começou em 1907. A barragem havia sido moldada e tratada superficialmente até o final de março de 1907, e em outubro do mesmo ano a usina começou a produção," escreve Eyde em suas memórias.

“Eles precisaram lutar contra a cachoeira”

Era uma caldeira estrondosa de cachoeira na qual eles tinham que cavar, colocar pedras e construir. Cada ferramenta, cada peça de maquinaria tinha que ser transportada por cabo sobre o desfiladeiro; toda a usina elétrica que você vê agora, assentada confortavelmente no fundo, foi baixada por guindaste, uma peça de cada vez. Dia após dia, polegada por polegada, engenheiros e trabalhadores lutaram contra a cachoeira, subjugaram sua força e a colocaram em correntes, enquanto túneis eram escavados e a barragem era construída.

Quando as fábricas de Notodden foram concluídas em 1907, tinham 30.000 cavalos-vapor da Svelgfoss para serem usados. A usina elétrica posteriormente aumentou sua capacidade em 10.000 cavalos-vapor, e mais 15.000 cavalos-vapor foram adicionados a partir do desenvolvimento da cachoeira de Lienfoss mais abaixo no curso d'água.

Essas usinas se tornaram uma atração e eram visitadas regularmente por "homens importantes" tanto da Noruega quanto de outros países. O Rei Haakon VII da Noruega visitou em 1908 e 1909, e o Rei Chulalongkorn da Sião chegou no verão de 1907, e visitou tanto Notodden quanto Rjukan.

No entanto, os projetos em Notodden acabaram sendo ofuscados pelos enormes desenvolvimentos em Rjukan mais acima no curso d'água. Estes deveriam ganhar dimensões que estabeleceriam um novo padrão para a indústria e a energia hidrelétrica na Noruega. Os recursos hidrelétricos nas montanhas norueguesas têm sido uma das vantagens da Hydro ao longo dos últimos 100 anos.

1914: Guerra e decisões difíceis 1910: O que aconteceu com o Professor Birkeland? 1908: É claro que os trabalhadores devem ter casas 1907: Uma poderosa fonte de energia 1906: O próximo grande passo 1905: Três homens memoráveis 1905: Um pouco mais sobre a Noruega e mais 1905: Um novo dia de trabalho – 2 de dezembro de 1905 1904: Um projeto de calibre 1903: Dias explosivos de inverno 1900: À beira da fome