Skip to content

O país estava ávido não apenas por renovação e impulsos, mas também por símbolos de tempos novos e melhores à frente. O trabalho para o estabelecimento da Hydro estava em andamento há cerca de dois anos e meio. O fato de a Hydro ter sido fundada na semana seguinte à coroação do príncipe dinamarquês Carl como rei da Noruega (Haakon VI) pode ter sido uma coincidência, mas a conexão entre a Hydro e a nova nação tem sido mencionada muitas vezes desde então.

A Hydro ganhou fama como um importante empregador e trouxe desenvolvimento para lugares onde o tempo parece ter parado. "Notodden é um dos poucos lugares na Noruega onde você pode sentir que o país está se desenvolvendo e se juntando à época inquieta da grande indústria em funcionamento em todas as grandes nações do mundo. E ainda assim, os desenvolvimentos em Notodden serão pequenos em comparação com as instalações a serem construídas ao redor de Rjukan", escreve o jornal norueguês Aftenposten em 9 de junho de 1909. Isso mostra até que ponto o espírito da época e a crença no futuro estavam ligados à Hydro.

"Desde o início, a Norsk Hydro simbolizou a crença da Noruega de que poderia contar com suas próprias forças na industrialização do país. A empresa contratou muitos dos principais cientistas e engenheiros do país. Uma geração inteira de engenheiros viu-se refletida na glória do forno de arco elétrico de Birkeland e Eyde," escreve Ketil Gjølme Andersen no livro "Et forsøk verdt" (Vale a pena tentar-1997).

Carvão branco

A energia hidrelétrica era o "carvão branco" da Noruega, mas havia sido pouco usada para fins industriais antes do início do século. Os valores que isso representava, portanto, não haviam sido totalmente reconhecidos. A Hydro obteve acesso à energia hidrelétrica por meio de aquisições e empresas nas quais Eyde estava envolvido. No entanto, muitas pessoas na época o criticaram por vender ativos para fora do país. As críticas eram às vezes ásperas e foram um fator contribuinte para a nova legislação de concessões, que estabelecia um prazo para o direito de utilizar os recursos hídricos.

"Ele teve que suportar muita inveja - e coices de burro. Mas chegou o dia em que os coices de burro tiveram que parar, pois Eyde havia adquirido 400.000 cavalos que chutavam de volta."

O prefeito J.O. Bryn do município de Tinn, no sul da Noruega, na cerimônia de inauguração da estátua de Eyde em Rjukan, em 17 de outubro de 1920.

A energia hidrelétrica é uma fonte renovável. Ela deu à Hydro uma vantagem ao longo do século XX e continua desempenhando um papel importante hoje.

Fertilizante do ar – um pouco sobre a Noruega

O primeiro e mais importante produto da Hydro, fertilizante mineral, atraiu a atenção do resto do mundo, mas muito mais importante foi o fato de que isso deu aos agricultores os meios para aumentar suas colheitas e fomentou o otimismo; não apenas na Noruega, mas em muitos outros países também.

Já em agosto de 1906, o Aftenposten relatava que os produtos das fábricas de ácido nítrico de Notodden chamavam considerável atenção na exposição agrícola em Odense, na Dinamarca: "Os agricultores dinamarqueses reconheceram imediatamente que este era um dia importante para a agricultura dinamarquesa. Os visitantes reais também passaram algum tempo na 'Pequena Noruega' da exposição e expressaram grande admiração por essa invenção genial".

Era, é claro, necessário construir confiança nos novos produtos, e isso foi logo alcançado: O nitrato de cálcio produzido nas fábricas de Notodden é chamado de "nitrato norueguês" na Alemanha para distingui-lo de outros tipos de nitrato de cálcio, que contêm vários níveis de impurezas e alguns dos quais têm conteúdos prejudiciais. O nitrato norueguês recebe os maiores elogios nos periódicos alemães", relata um jornal local em 8 de janeiro de 1908.

"O consultor de cultivo da Associação dos Agricultores analisou o produto e relata que ele contém 11,795 por cento de nitrogênio, 11,649 por cento dos quais como ácido nítrico. Além disso, o consultor relata que o estudo produziu resultados muito favoráveis," escreve um jornal local em 8 de agosto de 1905.

1914: Guerra e decisões difíceis 1910: O que aconteceu com o Professor Birkeland? 1908: É claro que os trabalhadores devem ter casas 1907: Uma poderosa fonte de energia 1906: O próximo grande passo 1905: Três homens memoráveis 1905: Um pouco mais sobre a Noruega e mais 1905: Um novo dia de trabalho – 2 de dezembro de 1905 1904: Um projeto de calibre 1903: Dias explosivos de inverno 1900: À beira da fome