O investimento de U$ 120 milhões (cerca de R$ 80 milhões) garantirá a compra e instalação da nova prensa de extrusão, a construção do prédio e a instalação de equipamentos auxiliares necessários. A fábrica da Hydro localizada em Itu (SP) já possui três prensas, sendo uma dedicada a componentes e tubos de alta precisão. As outras duas são utilizadas para atender as necessidades dos clientes dos mercados da construção civil, bens de consumo, indústria elétrica, maquinas e equipamentos e transportes.

“A nova prensa será a maior das três que já operam na planta de extrusão da Hydro no Brasil. O tamanho da prensa permitirá à empresa aumentar a sua gama de produtos e fornecer perfis de alumínio com maiores larguras e comprimentos, principalmente para o segmento de transporte”, segundo Erivam Boff – Diretor Comercial de Extrudados da Hydro.

A conclusão do investimento, com a prensa já em funcionamento, está prevista até janeiro de 2013.

"Nós temos grandes ambições – assim como nossos clientes – e a nova prensa nos levará a um outro patamar", diz Ivar Venås, que lidera as atividades de extrusão da Hydro na América do Sul.

"Temos uma cartela de clientes forte e uma imagem muito boa no mercado. Esse investimento nos tornará ainda mais forte em ambos os aspectos."

Segundo Venås, há "um amplo espaço" para aumentar o uso de perfis extrudados de alumínio no Brasil, onde o consumo anual per capita é menos da metade do que é praticado nos Estados Unidos.

Alinhado com a estratégia

O investimento também está alinhado com a estratégia de verticalização de alumínio da Hydro, diz o vice-presidente executivo Hans-Joachim Kock, responsável pelas operações mundiais de extrusão da empresa.

"Estamos enfatizando maior desenvolvimento nos mercados emergentes da América do Sul e Ásia", diz Kock, apontando que a empresa aprovou recentemente o investimento em duas novas prensas na fábrica da Hydro localizada na China.

A fábrica brasileira, conhecida como Hydro Alumínio Acro, foi adquirida em 1997. A empresa tem aproximadamente 330 funcionários trabalhando na produção de extrudados. Considerando os profissionais na atividade de refusão e na operação de tubos de precisão, localizados na mesma unidade industrial, a Hydro em Itu totaliza 477 empregados.