Quem assistir aos jogos no Maracanã ­– estádio que fica no Rio de Janeiro e que receberá 7 jogos da Copa, incluindo duas finais ­– poderá notar as peças extrudadas de alumínio fabricadas pela Hydro na fachada principal e nas portas internas de acesso. “A função dessas peças é montar uma esquadria de alumínio para fechamento de vão”, explica Marcelo Santos, gerente de Construção Civil da Hydro Acro.

Segundo Marcelo, esta foi a primeira vez que a Hydro Acro forneceu produtos para o Maracanã e isso representou uma responsabilidade diferente para os envolvidos no processo. “Toda a fábrica está ciente que estamos fornecendo alumínio para a obra do Maracanã e todos ficaram empolgados. O que fizemos foi conscientizar as pessoas que esta é uma obra importante e que precisamos atender aos prazos e enviar o produto dentro do especificado”, completa Marcelo.

Outro estádio que está sendo reformado com a ajuda da Hydro é a arena de Pernambuco, no Recife, que está recebendo 50 toneladas de perfis extrudados para sua fachada. O serviço está sendo executado pela Hedron Engenharia, uma empresa paranaense.

Alumínio também na Bahia

A Hydro também está contribuindo para a sustentabilidade no funcionamento dos estádios brasileiros. A estrutura de sustentação dos painéis solares que abastecem o Estádio Governador Roberto Santos, em Salvador (Bahia), é toda feita com peças fabricadas em alumínio extrudado e anodizado produzido pela Hydro Itu.

Elas compõem a estrutura de sustentação dos módulos, dispositivos que convertem a energia da luz do sol em eletricidade. “A Hydro tem se esforçado para divulgar no mercado esta tecnologia que ainda é pouco conhecida no Brasil, inclusive fazendo seminários”, comenta Marcelo Santos.

O Estádio de Pituaçu, como é conhecido, é forte candidato para funcionar como Centro Oficial de Treinamento na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.