O mês de junho marca o lançamento do documentário “Heróis do Clima”, uma produção paraense que retrata a realidade dos catadores de materiais recicláveis no Pará, suas dificuldades e perspectivas para o futuro. O documentário é uma das ações do projeto “Alumínio Infinito”, desenvolvido pela Hydro, que promove a sustentabilidade e incentiva a cultura da reciclagem.

O filme, um curta-metragem, foi dirigido pelo cineasta paraense Fernando Segtowick, que tem em seu currículo prêmios nacionais dos festivais de cinema de Brasília (2010), pelo curtametragem “Matinta” e de Recife (2014), pelo documentário “No movimento da Fé”.

“Esse documentário é um presente que eu recebi da Hydro, através do projeto Alumínio Infinito. Com ele, eu descobri um novo mundo – o mundo dos catadores de materiais recicláveis. Conheci a busca deles por dignidade, por serem reconhecidos como profissionais que eles são”, afirmou Segtowick. “Eles cumprem um papel tão importante que a gente não enxerga, ainda está muito invisível para a sociedade. Então, eu espero que esse documentário possa dar essa visibilidade. Eu sei que é apenas um filme, mas é uma semente em busca desse reconhecimento do papel tão importante dos catadores”, completou.

A sessão de estreia foi realizada no dia 7 de maio, Dia Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, e reuniu um grande número de catadores em um dos principais cinemas de Belém (PA). Entre eles, Benedita Sanches, mais conhecida como “Bena”, que há dez anos exerce essa profissão. “Eu achei o filme maravilhoso porque falou muito do meio ambiente e hoje nós ajudamos muito o meio ambiente. O que muitos acham que é lixo, para nós não é lixo e sim matéria-prima. É de lá que tiramos o sustento da nossa família toda. Então, eu me senti reconhecida, mas eu espero que ainda seja muito mais.”

Marcelo Rocha, presidente da rede Recicla Pará agradeceu a parceria que deu origem ao filme. “É um grande presente para o catador ver o trabalho ser reconhecido pela sociedade. Isso traz uma perspectiva muito boa para a gente. A partir de agora, esse documentário vai rodar no Brasil, na América Latina, em vários outros lugares e fazer com que a gente possa mostrar um pouco da nossa realidade aqui”, garantiu.

Projeto Alumínio Infinito incentiva a sustentabilidade

O gerente de Comunicação de Bauxita & Alumina da Hydro, Cesar Vasconcelos, destaca a importância do documentário entre as ações já desenvolvidas pelo projeto Alumínio Infinito, lançado pela empresa em 2013.  “A gente fica muito contente pela Hydro estar colaborando com algo tão importante, que é a reciclagem, não só do alumínio, que é o nosso produto, mas de outros materiais. E também de ver que o trabalho dos catadores está sendo mais conhecido e isso vai ter um efeito muito importante para todos nós no estado”, ressaltou.

A programação de lançamento do documentário Heróis do Clima na capital do Pará foi nos dias 7 e 8 de junho, às 10h30 e 11h30, no Cinépolis Boulevard. E nos dias 13 e 15 do mesmo mês, no Cine Olympia, às 16h30. Antes, o filme foi exibido para os empregados da empresa nas unidades do estado.

Veja mais fotos das sessões do documentário no Facebook da Hydro: facebook.com/hydronobrasil