Com vigência a partir de 1°de janeiro de 2015, a diretoria corporativa da Hydro contará com quatro novos vice-presidentes executivos (VPE): Kjetil Ebbesberg, novo VPE da área de negócios Produtos Laminados; Hanne Simensen, nova VPE de Pessoas & SSM (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), Anne-Lene Midseim, VPE de RSE (Responsabilidade Social Empresarial) & Assessoria Jurídica, e Inger Sethov, VPE de Comunicação & Relações Públicas.

”O mercado global de alumínio muda rapidamente. O vencedor desta indústria será o líder em competência, inovação e tecnologia dentro de um marco previsível de conformidade e responsabilidade. A nova diretoria corporativa da Hydro é a resposta a um novo futuro em alumínio, assegurando que a Hydro assuma posição de liderança na indústria e fortalecendo sua habilidade de gerar valor”, diz o presidente executivo da Hydro, Svein Richard Brandtzæg.

Ebbesberg dirigirá a Produtos Laminados

Kjetil Ebbesberg, de 43 anos, atual dirigente da laminadora da Hydro em Holmestrand (Noruega) e antigo VPE da Mercados de Metal, assumirá como dirigente da área de negócios Produtos Laminados.

Ebbesberg começou a trabalhar na Hydro em 1996. Sua formação inclui mestrado em economia empresarial da Universidade de Economia e Administração da Noruega (NHH). Entre 2007 e 2009, atuou como diretor financeiro da empresa varejista Coop, retornando posteriormente à Hydro para dirigir a divisão de Mercados de Metal. A partir de 2012, Ebbesberg atua como dirigente da laminadora da Hydro em Holmstrand, adquirindo a cada dia maior competência operacional, para complementar sua larga experiência na área comercial.

“É uma grande satisfação para nós ter Kjetil Ebbesberg como novo dirigente da Produtos Laminados, combinando sua sólida competência comercial  e operacional para o avanço de nosso portfólio de alta qualidade e para o fortalecimento de nosso foco no cliente em toda esta parte de nossa cadeia de valor”, diz Brandtzæg.

Oliver Bell, que é VPE da Produtos Laminados desde 2007, deixará a Hydro após 29 anos de empresa, para perseguir outras oportunidades.

“Bell foi um contribuidor importante da agenda estratégica da Hydro por muitos anos. Ele fez um excelente trabalho de posicionamento da Hydro na indústria de alumínio europeia e global, especialmente no mercado downstream voltado ao cliente. Eu sinto muito que ele queira deixar a Hydro e lhe desejo o melhor para o futuro”, diz Brandtzæg.

Reforço das funções de pessoais

A fim de estreitar o foco nas funções de suporte críticas para os negócios da Hydro, a área de pessoal corporativo (Corporate Staffs) será reorganizada e dividida em duas funções: Pessoas & SSM e RSE & Assessoria Jurídica. Comunicação & Relações Públicas será incluída na diretoria, devido à importância crescente das condições globais e da gestão de partes interessadas.

Hanne Simensen, de 47 anos de idade e antiga dirigente de Recursos Humanos da área de negócios Energia, atua como dirigente da Mercados de Energia na Hydro, mas assumirá como dirigente de Pessoas & SSM, ao passo que Anne-Lene Midseim, de 46 anos, atual secretária-geral da empresa e antiga chefe de pessoal da área de negócios Bauxita & Alumina no Brasil, assumirá como dirigente de RSE e Assessoria Jurídica; já a atual vice-presidente sênior de Comunicação & Relações Públicas, Inger Sethov, de 44 anos, continuará a ser chefe da área como VPE e membro da diretoria.

“Estas funções de suporte são críticas para desenvolver nossos negócios e assegurar a habilidade da Hydro de realizar plenamente o potencial de sua forte plataforma”, diz Brandtzæg.

“Nossa organização, nossa base de competência e nossas lideranças exigem desenvolvimento contínuo, para assegurar que nossas ambições estejam de acordo com nosso talento. De igual forma, nossa habilidade de assegurar condições competitivas e nossa capacidade de gerir as partes interessadas são fatores fundamentais em qualquer lugar que operemos no mundo”, explica ele.

Wenche Agerup, atual assessora jurídica geral e VPE de Pessoas & Organização, SSM, RSE e Conformidade, deixará a empresa depois de 15 anos na Hydro.

“Eu sinto muito que Agerup deixe a diretoria e a Hydro. Ela fez um trabalho excepcional  para a empresa em uma série de cargos de liderança com grandes responsabilidades operacionais e comerciais, tendo sido a assessora jurídica geral e VPE do Corporate Staffs nos últimos cinco anos. Agerup liderou processos transformacionais e foi parte ativa da estratégia de direção da Hydro, além de ter isso fundamental no desenvolvimento da nova Estratégia de Pessoas e no aprimoramento do sistema de conformidade da Hydro”, diz Brandtzæg.

Após as mudanças, a diretoria corporativa da Hydro será composta por:

Svein Richard Brandtzæg Presidente executivo

Hilde Merete Aasheim  VPE (Vice-presidente executivo), Metal Primário