Apesar de o preço do alumínio estar mais baixo, o lucro operacional aumentou de 1,297 milhão em 2012 para 2,737 milhões em 2013, graças aos cortes de custos, o forte desempenho da Qatalum e produtos premium mais altos.

• LAJIR de NOK 483 milhões
  • Conclusão do programa "300 Dólares" com melhorias de NOK 1,5 bilhão
  • Crescimento na produção da Alunorte que sofre com impostos de ICMS
  • Metal Primário se beneficia de seguro da Qatalum
  • Negócios downstream afetados pela sazonalidade e menor produção de energia
  • Proposta de dividendos de NOK 0,75 por ação para 2013
  • Expectativa de 2-4 % de crescimento na demanda de alumínio fora da China em 2014

"Os resultados de 2013 foram impactados positivamente pelos intensos programas de melhoria, apesar de o mercado permanecer incerto e o preço do alumínio estar baixo. Mesmo continuando a situação a ser incerta, o ano de 2014 já mostra certas tendências positivas, como a de a demanda mundial de alumínio fora da China superar ligeiramente a produção este ano", diz o presidente executivo da Hydro, Svein Richard Brandtzæg.

O lucro operacional da área de negócios da Bauxita & Alumina melhorou no quarto trimestre com o aumento da produção na refinaria Alunorte, após várias interrupções em 2013, mas foi influenciado negativamente pela questão de ICMS no Estado.

"É uma satisfação reportar que a produção da Alunorte voltou aos níveis de 2012 e que hoje nosso fornecimento de alumina de alta qualidade é estável, pois uma de nossas grandes prioridades em 2014 é estabilizar e consolidar a operações na Alunorte", diz Brandtzæg.

"No entanto, condições estáveis e previsíveis são fundamentais para a Hydro, onde quer que operemos e são um pré-requisito para que possamos nos desenvolver nossos negócios a longo prazo. Atualmente, estamos dialogando com as autoridades brasileiras e fazendo o melhor que podemos para assegurar que esta também seja a situação no Brasil".

O programa "300 Dólares", voltado às fábricas de alumínio de participação integral da Hydro, foi concluído no final do ano, alcançando melhorias anuais de cerca de NOK 1,5 bilhão no final de 2013, se comparado com os níveis de custos de 2009.

"Após quatro anos de árduo trabalho, a conclusão bem sucedida do programa de melhoria mais ambicioso do ramo é um momento histórico para a Hydro. Estamos buscando oportunidades com uma força imbatível em todas as partes das operações, para consolidar nossa robustez", afirma Brandtzæg.

O LAJIR da área de negócios Metal Primário também apresentou melhoras no quarto trimestre em relação ao trimestre anterior, desta vez influenciado pelo seguro recebido de um incêndio na torre de refrigeração da fábrica Qatalum em Qatar em 2012. Durante todo o ano, a Qatalum manteve sua produção estável e acima da capacidade para a qual foi concebida, assegurando uma posição de custos entre as 10 % melhores empresas de alumínio no mundo.

A Mercados de Metal encerrou o trimestre com LAJIR mais alto, em decorrência de margens mais elevadas e melhores resultados nas atividades de vendas e compras.

O LAJIR da área de negócios Produtos Laminados, ao contrário, teve uma queda no quarto trimestre em consequência de menores volumes sazonais e mais atividades de manutenção.

Em comparação com o trimestre anterior, o LAJIR da área de negócios Energia também ficou mais baixo no quarto trimestre, em grande parte por que a produção de energia foi mais baixa que no terceiro trimestre, em que foi anormalmente alta.

Na Sapa, empresa conjunta de extrusão em que a Hydro detém 50 % das ações, o LAJIR também caiu, refletindo um trimestre sazonalmente mais baixo e despesas relacionadas com imparidades de estoque e a receber.

O fluxo de caixa operacional foi de NOK 2,5 bilhões no quarto trimestre. O fluxo de capital líquido utilizado para investimentos somou NOK 0,9 bilhão. A posição de caixa líquido da Hydro aumentou em NOK 1,2 bilhão, totalizando NOK 0,7 bilhão no final do período.

O lucro antes de juros e imposto de renda reportado totalizou um saldo negativo de NOK 3 milhões no quarto trimestre. O LAJIR reportado inclui perdas de derivativos não realizados e efeitos negativos do metal num total de NOK 151 milhões.

Os lucros reportados também incluem a perda de NOK 69 milhões de desinvestimento de uma fábrica de laminação na Malásia, despesas de NOK 392 milhões referentes ao aluguel da sede da Hydro, penalidades de NOK 109 milhões relacionadas com a liquidação de impostos no Brasil e despesas de NOK 172 milhões ligadas principalmente à racionalização de atividades na Sapa. Além disso, os lucros reportados incluem ganhos de NOK 390 milhões de cortes de aposentadoria relativos à restruturação dos planos de aposentadoria na Noruega.

O Conselho de Administração da Hydro propõe que sejam pagos NOK 0,75 de dividendos por ação para 2013, refletindo o firme compromisso da empresa de dar retorno aos seus acionistas. Os dividendos refletem, ainda, nosso desempenho operacional em 2013 e a forte posição financeira com que contamos, já levando em consideração a perspectiva incerta do mercado.

Em inglês:

Key financial information
NOK million, except per share data Fourth
Third
% change prior quarter Fourth
quarter
% change prior year quarter Year
Year 2012

Revenue 16,571 16,146 3% 15,585 6% 64,880 64,181

Earnings before financial items and tax (EBIT) (3) 597 >(100)% 704 >(100)% 1,674 571
Items excluded from underlying EBIT 485 62 >100% (532) >100% 1,063 725
Underlying EBIT 483 659 (27)% 172 >100% 2,737 1,297