• LAJIR trimestral recorde: NOK 3,2 bilhões
  • Aumento do volume de vendas em toda a cadeia de valor
  • Desenvolvimento de câmbio favorável
  • Aquisição de tecnologia de separação avançada na Alemanha
  • Mercado menos acirrado com exportação de semiacabados chineses

“É uma grande satisfação poder apresentar resultados trimestrais recordes por segunda vez consecutiva desde que a Hydro se tornou uma empresa integrada de alumínio em 2007.  Continuaremos a implementar os programas de melhorias, ao mesmo tempo em que já estamos averiguando novas medidas que possam ampliar o trabalho em andamento”, diz o presidente executivo, Svein Richard Brandtzæg.

O LAJIR da área de negócios Bauxita & Alumina apresentou melhora expressiva, refletindo o aumento das vendas de alumina e a valorização do dólar. Os resultados foram fortalecidos, ainda, pelas melhorias na área de despesas e receitas alcançadas com o programa “De B até A”. Os efeitos negativos dos preços da alumina ligada à Bolsa de Londres foram parcialmente compensados pela alta da alumina com preços indexados. Ademais, a manutenção ampliada que foi realizada em um dos moinhos de bolas em Paragominas já está concluída e a mina de bauxita opera normalmente.

O LAJIR do último trimestre da área de negócios Metal Primário foi algo melhor que o anterior, influenciado pelos preços realizados de alumina mais altos e produtos premium computados em coroas norueguesas. Parte dos resultados foram contrabalançados, porém, por custos mais elevados com alumina e energia, o que acarretou em preços mais altos e os efeitos cambiais desfavoráveis.

“O mercado em que operamos é extremamente competitivo, daí a importância de trabalharmos com o fortalecimento da nossa posição, continuando a elevar a qualidade de nossa carteira como, por exemplo, com a aquisição da tecnologia de separação mais avançada do mundo e com a construção de uma linha de reciclagem para latas de bebidas usadas, além da nova linha de produção para chapas de carroceria de automóveis na Alemanha, que nos levará a ter uma posição líder no crescente mercado europeu”, diz Brandtzæg.

O primeiro trimestre deste ano na área de negócios Mercados de Metal apresentou uma queda significativa em relação ao quarto trimestre do ano passado. Os resultados foram afetados pela baixa nas operações comerciais em consequência de preços premium menores para o alumínio não ligado. Os resultados negativos foram, porém, parcialmente compensados pelos resultados positivos dos negócios de refusão, que comercializaram produtos premium a preços mais altos e tiveram volumes maiores na Europa durante a temporada.

Em comparação com o quarto trimestre de 2014, o LAJIR da área de negócios Produtos Laminados foi mais elevado, especialmente em razão das vendas sazonais, margens operacionais maiores e retornos cambiais de exportação.

O primeiro trimestre do ano também foi um pouco melhor para a área de negócios Energia, que aumentou sua produção, ainda que tivesse de enfrentar preços mais baixos e custos de produção mais altos.

A nova empresa conjunta, Sapa, teve um LAJIR mais alto no período, comparado com o trimestre anterior, em virtude de maior demanda sazonal, crescimento contínuo na América do Norte e resultados positivos de seus programas de melhoria.

O fluxo de caixa operacional da Hydro foi de NOK 1,4 bilhão no primeiro trimestre. Destes, foram utilizados NOK 0,9 bilhão em atividades de investimentos e o endividamento líquido da empresa era de NOK 0,3 bilhão no final do mesmo trimestre, influenciado pelos efeitos de cálculos cambiais de NOK 0,7 bilhão resultantes da valorização do dólar americano em comparação com a coroa norueguesa.

Os lucros antes de juros e impostos totalizaram NOK 3,2 bilhões no primeiro trimestre de 2015. Além dos fatores mencionados acima, o LAJIR declarado inclui ganhos não realizados de derivativos e efeitos favoráveis do metal num total de NOK 72 milhões. O resultado declarado também inclui NOK 74 milhões na Sapa (cota da Hydro), em grande parte relacionados com perdas não realizadas de derivativos.

No trimestre anterior, os resultados operacionais declarados montaram NOK 2,295 bilhões, inclusive perda líquida não realizada de derivativos e efeitos positivos do metal que, ao todo, representam uma perda de NOK 72 milhões. Os lucros declarados incluem também custos de amortização de NOK 145 milhões referentes à fábrica de laminados na Itália, Slim. Além disso, o LAJIR declarado inclui custos de NOK 337 milhões com a Sapa (cota da Hydro), relacionados com amortizações e reestruturações e outros custos líquidos de NOK 36 milhões.

No primeiro trimestre, as receitas líquidas foram de NOK 1,072 bilhão, inclusive perda cambial líquida de NOK 1,587 bilhão devido à valorização do dólar americano. No trimestre anterior, as receitas líquidas perfizeram uma perda de NOK 168 milhões, inclusive perdas cambiais líquidas de NOK 2,253 bilhões.

Em inglês:

Key financial information
NOK million, except per share data First
Fourth
% change prior quarter First
quarter
% change prior year quarter Year

Revenue 23,290 21,656 8% 18,282 27% 77,907

Earnings before financial items and tax (EBIT) 3,206 2,295 40% 822 >100% 5,674
Items excluded from underlying EBIT 2 591 (100)% (50) >100% 18
Underlying EBIT 3,208 2,886 11% 772 >100% 5,692

Underlying EBIT: