• LAJIR trimestral recorde de NOK 2 886 milhões
  • Proposta de dividendo de NOK 1 por ação para 2014
  • Revisão da política de dividendos - 40 % da receita líquida acima do ciclo
  • Preços mais altos de realização da alumina e metal all-in*, apoiados pelo câmbio favorável
  • Melhor desempenho operacional na Alunorte e na Paragominas
  • Decisão sobre o investimento do projeto piloto de tecnologia em Karmøy

Os preços realizados mais altos para o alumínio, os produtos premium e os preços realizados da alumina tiveram um impacto significativamente positivo no quarto trimestre, juntamente com o fortalecimento do dólar americano em comparação com à coroa norueguesa e ao real.

O LAJIR da Bauxita & Alumina foi substancialmente maior no período, refletindo os preços realizados mais altos para a alumina, volumes maiores de vendas e custos operacionais mais baixos na Alunorte, aliados ao câmbio favorável. A produção de bauxita cresceu para 10,2 milhões de toneladas métricas no período, se anualizada.

"É uma grande satisfação ver os resultados trimestrais reportados mais altos desde que nos tornamos uma empresa de alumínio integrada em 2007. Pelo segundo trimestre consecutivo, vemos uma sólida melhora nos custos operacionais na Alunorte e em Paragominas, bem como um aumento do nível de produção, refletindo a robustez de nossas operações”, comenta Brandtzæg. Em virtude de nosso compromisso com os acionistas, o Conselho de Administração propôs que o dividendo anual seja aumentado de NOK 0,75 para NOK 1,00 por ação e, ao mesmo tempo, revisou a política de dividendos, passando de 30% para 40% da receita líquida acima do ciclo”, disse Brandtzæg.

O LAJIR subjacente da área de negócios Metal Primário foi substancialmente melhor no quarto trimestre, influenciado por melhores preços de alumínio e produtos premium. O fortalecimento do dólar americano, comparado com a coroa norueguesa e o real, também teve um forte impacto nos resultados do trimestre.

“Após a aprovação do apoio financeiro pela ESA na semana passada, estou muito satisfeito por termos decidido avançar com o projeto piloto de tecnologia em Karmøy. O projeto demonstrará a próxima geração de tecnologia, para que se produza alumínio com o consumo mais baixo de energia do mundo e com a menor pegada possível de CO2 por tonelada de metal”, afirmou Brandtzæg.

"Não deixaremos de trabalhar com melhorias em 2015, tanto a nível operacional como comercial, pois, como as perspectivas de retorno melhoraram, chegou a hora de realmente mostrar o valor de nossa cultura de melhorias”, destaca Brandtzæg.

Os resultados do quarto trimestre da área de negócios Metal Primário também foram melhores que o do trimestre anterior, influenciados pelos efeitos cambiais e operações de refusão melhoradas, resultados estes que foram parcialmente neutralizados pelas atividades de terceirização e trading.

O LAJIR subjacente da área de negócios Produtos Laminados caiu em comparação ao terceiro trimestre de 2014, especialmente em razão dos volumes sazonais mais fracos. As margens continuam pressionadas, ainda que parcialmente compensadas pelos ganhos cambiais de vendas de exportação.

A contribuição positiva dos preços all-in na Rheinwerk teve um efeito positivo nos resultados da área.
Comparados com o terceiro trimestre, o LAJIR da área de negócios Energia cresceu ao ritmo do aumento da produção. Já o LAJIR da empresa conjunta Sapa apresentou declínio em virtude de demanda sazonal mais baixa.

O fluxo de caixa operacional totalizou NOK 4,4 bilhões no quarto trimestre. O caixa líquido utilizado para atividades de investimento chegaram a NOK 0,8 bilhão, líquido após as receitas de vendas. O endividamento líquido era de NOK 0,1 bilhão no final do quarto trimestre, também influenciado por perdas cambiais não realizadas, pagamento de dividendos de interesses minoritários e pagamento da primeira de duas parcelas das ações remanescentes na Paragominas.

Para o ano como um todo, o LAJIR subjacente mais que duplicou, chegando a NOK 5 692 milhões (comparados com os NOK 2 725 milhões de 2013), sob a influência do forte aumento dos preços all-in, juntamente o fortalecimento do dólar americano em relação à coroa norueguesa e o real. Após vários anos de condições de mercado altamente desafiadoras, o mercado global de alumínio apresentou melhora significativa, devido aos preços do metal all-in e maior equilíbrio entre oferta e demanda do metal primário, com um déficit de mercado atualmente de aprox. um milhão de toneladas métricas no mundo fora a China. As melhorias operacionais e comerciais implementadas em toda a cadeia de valor da Hydro reforçaram a capacidade da Hydro de gerar valor numa situação em que os fatores-chave do mercado estão melhores.

O Conselho de Administração propôs o pagamento de NOK 1 de dividendo por ação para 2014, com vistas a refletir o forte compromisso da empresa em dar retorno aos seus acionistas. O dividendo reflete, ainda, nosso desempenho operacional em 2014 e nossa forte posição financeira, assim como melhores expectativas de lucros em 2015. O Conselho de Administração da Hydro revisou a política de dividendos e decidiu que os dividendos representaram de 30 % para 40 % dos resultados líquidos da empresa acima do ciclo.

Os lucros antes de juros e impostos reportados somaram NOK 2 295 milhões no quarto trimestre. Além dos fatores abordados acima, o LAJIR reportado inclui perdas de derivativos não realizados e efeitos positivos do metal que, ao todo, representam uma perda de NOK 72 milhões. Os lucros reportados também incluem NOK 145 milhões de depreciação que estão ligadas à fábrica de laminados da Hydro na cidade italiana Slim. Ademais, o LAJIR reportado inclui despesas de NOK 337 milhões (cota da Hydro) relacionadas com imparidades e reorganização da Sapa e, ainda, outras despesas no valor de NOK 36 milhões.

No trimestre anterior, os lucros reportados antes de juros e impostos perfizeram NOK 1 937 milhão, inclusive ganhos de derivativos não realizados e efeitos positivos do metal de NOK 476 milhões ao todo. Os lucros reportados incluem também outras despesas de NOK 30 milhões.

As perdas de operações continuadas totalizaram NOK 168 milhões no quarto trimestre, em que NOK 2 252 milhões são o resultado de perdas cambiais líquidas. No trimestre anterior, as receitas derivadas das atividades continuadas perfizeram NOK 665 milhões, incluindo perdas cambiais líquidas de NOK 1,001 milhão.

* Preço all-in: preço do alumínio na Bolsa de Londres + adicional premium.

Em inglês:

Key financial information
NOK million, except per share data Fourth
Third
% change prior quarter Fourth
quarter
% change prior year quarter Year
Year 2013

Revenue 21,656 19,698 10% 16,570 31% 77,907 64,877

Earnings before financial items and tax (EBIT) 2,295 1,937 19% (14) >100% 5,674 1,663
Items excluded from underlying EBIT 591 (447) >100% 485 22% 18 1,063
Underlying EBIT 2,886 1,490 94% 471 >100% 5,692 2,725