A legislação brasileira prevê que todas as empresas com 100 ou mais empregados contratem entre 2 a 5 % de pessoas com alguma forma de deficiência. Até 2014, o número de pessoas com deficiência em Paragominas era bastante baixo.

Douglas Ruozzi, Gerente Geral de RH em Paragominas, foi o resonsável pela solução encontrada, fazendo com que, em 2015, a Paragominas cumprisse com os requisitos legais, recrutasse talentos e superasse barreiras, tornando-se um grande exemplo para toda a Hydro de como a diversidade incentiva o crescimento dos negócios.

A lei exigiu resposta rápida da direção da Paragominas.

“O primeiro passo foi explicar a situação aos gestores, tentando convencê-los a contratar pessoas com deficiência, algo um tanto difícil por motivos de orçamento e de pessoal”, disse Ruozzi.

Após a aprovação dos gestores, o desafio seguinte foi encontrar candidatos. Deu-se início, então, a uma série de iniciativas criativas em vários canais de comunicação como programas de rádio, cartazes espalhados pela cidade, postagem no Facebook e colaboração com os sindicatos. E o resultado foi surpreendente: 180 candidatos.

Desempenho em vez de deficiências

O processo de recrutamento continuou com a triagem e as entrevistas. Durante todo o processo, Rouzzi destacou a importância de encontrar os talentos em potencial.

“Não podemos deixar de lado que a empresa necessita atrair profissionais”, acrescenta ele. “Nosso foco é sempre contratar os melhores candidatos. O tempo todo, deixamos claro que os novos contratados deveriam ser tratados da mesma forma que os demais e que, em circunstância alguma, o fator de deficiência seria favorizado.”

Finalmente, foram contratadas 72 pessoas com deficiência para as áreas de manutenção, operações, serviços, recursos humanos e comunicação.

Os recém-contratados já tiveram a oportunidade de contribuir para a melhoria dos negócios através do Seminário de Oportunidades de Melhorias nas Áreas, ocasião em que as melhores práticas são compartilhadas. Só para dar um exemplo, os empregados desenvolveram uma forma mais eficiente de enviar a correspondência (remessas etc.), reduzindo, assim, os custos.

Influência da diversidade nos resultados

Além de serem empregados de alta qualidade, os recém-contratados ajudaram os colegas a mudar sua mentalidade e criar um ambiente de maior respeito e engajamento.

“Para os empregados com deficiência, a contratação lhes ajudou a superar algumas barreiras pessoais, ao passo que, eles nos ajudaram a romper certas barreiras e preconceitos sobre deficiência em geral”, explicou Ruozzi.

Para sermos competitivos e continuar criando uma cultura de desempenho, diversidade é uma das mais altas prioridades da Hydro.

“A iniciativa em Paragominas é um grande exemplo e prova de que a diversidade realmente faz a diferença nos negócios. Não somente foram encontrados canais novos e inovadores de recrutamento, mas a iniciativa ajudou a criar maior engajamento”, disse Elin Horn Wintermeyer, líder de Organização Corporativa e Liderança.