As instalações estão localizadas no coração de um mercado cada vez mais crescente, uma vez que os europeus utilizam, hoje, por volta já de 30 bilhões de latas de bebidas por ano, o equivalente a 450.000 toneladas de latas de bebida usadas (UBC, na sigla em inglês) para reciclagem. Desperdício para alguns, recurso de “prata” para outros. Com a linha, a Hydro transformará este recurso urbano em novas peças de lata e, assim, fechar o ciclo de um produto com vida útil curta.

Os países utilizam diferentes tipos de coleta de latas e, muitas vezes, grande parte do material coletado contém impurezas e outros materiais além do alumínio. “A fábrica da Hydro em Neuss é a primeira a adotar uma tecnologia patenteada e avançada de seleção de latas de bebida usadas, capaz de processar o alumínio coletado com até 20 % de impurezas - o que torna a nova linha de reciclagem o melhor destino para qualquer lata de bebida usada,” explica o presidente e diretor executivo, Svein Richard Brandtzæg.

Com a nova linha de reciclagem de latas, a Hydro otimiza ainda mais seu abastecimento de metal para fabricação subsequente de produtos laminados para embalagem que ajudam a preservar alimentos e medicamentos e chapas de alumínio que permitem automóveis mais leves e eficientes, além de outras aplicações que asseguram funcionalidade e eficiência energética.

A reciclagem de latas de bebida usadas em Neuss economizará 350.000 toneladas de emissões de CO2 anualmente, comparado com o uso do alumínio primário. Além disso, a energia necessária para produzir alumínio primário para uma lata é suficiente para a reciclagem do alumínio para 20 latas.

“Com a nova linha de reciclagem, ofereceremos aos nossos clientes internacionais um ciclo fechado de reciclagem, transformando, literalmente, latas velhas em novas. A nova linha destaca nosso compromisso de desenvolver parcerias estreitas e responsáveis com produtores internacionais de latas, bem como nosso papel de líderes em tecnologia", disse o vice-presidente executivo Kjetil Ebbesberg durante a cerimônia de inauguração.

Ebbesberg e Brandtzæg inauguraram oficialmente a nova linha juntamente com o Ministro Federal, Hermann Gröhe, e o Ministro de Economia da Vestefália, Garrelt Duin, que aplaudiram a Hydro pelos crescentes investimentos e pela eficiência da sua cadeia de valor na região da Renânia.

Desde 2002, a Hydro já investiu mais de 1 bilhão de euros na Alemanha. Além da linha de reciclagem de latas de bebida usadas, em breve teremos uma linha automotiva na fábrica de Grevenbroich, que representa um investimento de 130 milhões de euros e que incrementará as chapas para carrocerias em mais 150.000 toneladas já no decorrer deste ano. A fábrica de laminação a quente Alunorf, uma empresa conjunta em Neuss e maior fábrica de laminação e refusão de alumínio do mundo, foi modernizada e ampliada por mais de 80 milhões de euros.

A tecnologia inovadora e recém concebida que está sendo adotada em Neuss destaca a posição de liderança da Hydro em inovação no setor de reciclagem. A tecnologia de sensores para a separação e classificação dos diferentes tipos de metais usados está baseada em tecnologia desenvolvida e patenteada pela própria Hydro. A tecnologia foi concebida especialmente para a reciclagem de latas de bebida usadas no centro de pesquisa e desenvolvimento da Hydro em Bonn e se trata de tecnologia de ponta no setor da reciclagem.

Dando seguimento à meta da Hydro de ser carbono neutra até 2020, o próximo passo a ser dado será em junho em Clervaux, Luxemburgo, quando a renovação de 15 milhões de euros da fábrica de refusão de alumínio estiver totalmente concluída e der início à reciclagem de produtos de alumínio, que serão transformados em lingotes de extrusão para o setor de construção.

A linha de reciclagem de latas de bebida usadas em Neuss representa 40 novos postos de trabalho na Hydro Neuss, que agora conta com aproximadamente 700 empregados. Na Alemanha em geral, a Hydro conta com cerca de 6.000 empregados, incluindo os empregados diretos e de operações conjuntas, e com um faturamento de 1,3 bilhão de euros em 2015. A área de negócios Produtos Laminados despachou 948.000 toneladas em 2015, com um faturamento total de 2,3 bilhões de euros.