"Ambos os relatórios confirmam nossas declarações anteriores de que não houve transbordo das áreas dos depósitos de resíduos de bauxita. Também não há qualquer indicação ou evidência de contaminação nas comunidades próximas da refinaria em consequência das fortes chuvas de fevereiro", disse o Presidente e CEO Svein Richard Brandtzaeg.

"Iniciamos várias medidas para aperfeiçoar os padrões operacionais da Alunorte, incluindo a capacidade de tratamento de água, planos de emergência e manutenção. Vamos também fortalecer o engajamento com a comunidade para garantir nossa contribuição para o desenvolvimento sustentável de Barcarena, alinhado com a estratégia de responsabilidade social da Hydro", afirmou.

Após as excepcionais chuvas de fevereiro, uma força-tarefa interna e a consultoria ambiental SGW Services realizaram estudos na Alunorte. Os estudos incluem o funcionamento dos depósitos de resíduos de bauxita, os sistemas de tratamento de água e de efluentes e potencial impacto sobre o ambiente externo.

As principais conclusões da força-tarefa interna e da SGW Services são:

• Não houve transbordo das áreas de depósitos de resíduos de bauxita da Alunorte
  • Não há evidências de que a Alunorte contaminou as comunidades locais de Barcarena
  • Não há indícios de qualquer impacto ambiental significativo ou duradouro nos rios próximos
  • Propostas de melhoria nas seguintes áreas:
    • Capacidade de gestão e tratamento de água
    • Upgrades e manutenção
    • Planos de emergência e treinamento

A Alunorte já implementou ou iniciou uma lista abrangente de ações de curto, médio e longo prazo, incluindo as seguintes medidas:

• Melhorias a curto prazo dos sistemas gestão de recursos hídricos e capacidade de tratamento, manutenção de sistemas e dos planos de emergência e treinamento
  • Investimento de NOK 500 milhões (cerca de R$ 200 milhões) no sistema de tratamento de água da refinaria, aumentando a capacidade em 50% e a capacidade de armazenamento em 150%
  • Projeto para revisar e avaliar reforços do sistema de tratamento de água da Alunorte como uma resposta proativa para suportar condições de tempo e clima ainda mais extremas no futuro
  • Desenvolvimento de um conceito de fechamento sustentável para o DRS1
  • Atualização dos procedimentos de emergência, incluindo a revisão das práticas de comunicação com as comunidades locais durante e após emergências. Isto também incluirá o treinamento das comunidades vizinhas da Alunorte
  • Avaliação ambiental, a ser feita por empresa especializada, contratada para avaliar a qualidade do ar, da água, nascentes, solo e floresta
  • Fortalecimento dos recursos e competências ambientais locais e corporativas
  • Estudos toxicológicos para avaliar as condições de saúde das pessoas nas comunidades próximas da Alunorte

Além disso, a Hydro irá implementar medidas adicionais para posicionar a Alunorte como referência entre as refinarias de alumina no mundo:

Medidas técnicas e ambientais

• Manutenção e upgrade de equipamentos, incluindo oportunidades de melhorias identificadas nos relatórios
  • Aumento do número de poços de amostragem de água na refinaria e nas proximidades para melhorar o monitoramento do meio ambiente
  • Reforço da coleta, teste, análise e monitoramento de dados ambientais e de saúde, incluindo a qualidade da água

Medidas sociais

A Hydro mantém diálogo com partes interessadas, incluindo o Governo do Pará, para fortalecer o engajamento com as comunidades e contribuir com o desenvolvimento sustentável em Barcarena.

Em paralelo, para dar apoio à mudança social em Barcarena, a Alunorte vai investir cerca de R$ 100 milhões (NOK 250 milhões) em ações sociais nas comunidades por meio da Iniciativa Barcarena Sustentável.

• Entidade legal independente, com sua própria organização, pessoal e autonomia, financiada pela Alunorte
  • A Iniciativa vai proporcionar capacitação, estabelecer uma plataforma pública para acompanhamento e avaliação de dados, desenvolver projetos sociais e ambientais
  • A Alunorte irá atuar em parceria com as comunidades, universidades, autoridades, sindicatos e organizações relevantes

Além da Iniciativa Barcarena Sustentável, a Alunorte comprometeu-se a manter o acesso à água limpa em Burajuba, Bom Futuro e Vila Nova. No curto prazo, a empresa está oferecendo assistência médica e distribuindo água para cerca de 1.800 famílias nessas comunidades. A Alunorte também está engajando as comunidades para desenvolver e implementar projetos sociais de curto prazo.

"A nossa ambição clara é fazer da Alunorte uma referência em nossa indústria, assegurando operações sustentáveis e mudanças sociais nas comunidades vizinhas", disse Brandtzaeg.

A Alunorte é a maior refinaria de alumina do mundo, gera cerca de 2.000 empregos diretos e tem uma capacidade nominal de 6,3 milhões de toneladas por ano. A Hydro detém 92,1% da Alunorte.

Os relatórios estão disponíveis em inglês no site hydro.com.

Fatos sobre a situação na Hydro Alunorte