“A situação na refinaria de alumina Alunorte exige o melhor de todos nós e será uma prova à nossa habilidade de pôr em ação nossas palavras e aspirações. Resolver a situação na Alunorte de forma a cumprir com os mais altos padrões e satisfazer nossos acionistas é também uma pré-condição para manter o momento dinâmico que vivemos em toda a Hydro. Eu acredito piamente que as lições aprendidas acelerarão fortes melhorias em nossa forma de atuar na área de responsabilidade social empresarial – porque queremos, mas também porque devemos. Não fizemos o suficiente para demonstrar que estamos do mesmo lado que as comunidades das quais fazemos parte para contribuir para um crescimento sustentável e um desenvolvimento que seja mutuamente benéfico. Deveríamos ter estado melhor preparados, uma vez que esta mentalidade está incorporada na história e cultura de nossa empresa – mas agora é hora de agir e não de falar”, disse Brandtzæg.

“Com a criação da Soluções em Extrudados, expandindo nossa ligação com os clientes e moldando nosso espírito criador, as operações de alumínio da Hydro vão, agora, da mineração à reciclagem, incluindo cada passo entre estes dois pontos e tornando a Hydro uma empresa de alumínio verdadeiramente completa. Trabalhar adiante com 35 mil colegas competentes e dedicados em 150 lugares em 40 países é algo inspirador. Como uma família completa de alumínio, fazemos bom uso do nosso metal e material em cada vez mais aplicações, tornando o mundo mais leve e dinâmico com nossas soluções inteligentes – e nos aproximando cada vez mais dos usuários finais. A cada dia que passa estamos mais próximos daqueles que criam os produtos. Podemos também aprender da agilidade dos novos membros da nossa família, e nossos inovadores e empreendedores têm um excelente momento para explorar e tirar proveito de todas as oportunidades por descobrir entre o alumínio extrudado e o laminado”, continuou Brandtzæg.

“As vantagens em termos operacionais, financeiros e tecnológicos me dão a convicção de que nossa aspiração Melhor, Maior, Mais Verde não é apenas uma grande linha de ação por si só, pois medidas para prestar suporte a uma de suas partes pode, frequentemente, contribuir para o progresso das demais. Bons exemplos disso são o início das operações do projeto-piloto de Karmoy na Noruega, a Linha Automotiva 3 e a linha de reciclagem de latas de refrigerante usadas na Alemanha, a marca de produtos Hydro 75R recém lançada no mercado (garantindo um conteúdo reciclado de, no mínimo, 75% de sucata pós-consumo), o produto certificado Hydro 4.0 (com uma pegada de carbono de menos de 4 kg de CO2 por quilo de alumínio), além da oferta de aquisição da planta de alumínio primário islandesa ISAL (à base de energia elétrica) e a decisão de modernizar e reiniciar a segunda linha na planta norueguesa Husnes. Tais iniciativas, investimentos e medidas são parte da aspiração Melhor, Maior, Mais Verde e contribuirão tanto para o clima como para os ganhos financeiros. Além disso, refletem nossa firme crença no alumínio como metal, material e parte da solução – e que metas de negócios e metas climáticas podem, muito bem, se complementarem”, afirmou ele.

“Por ser uma empresa de alumínio 360º, totalmente integrada em toda a cadeia de valor do alumínio, a Hydro tem condições excepcionais de controlar cada passo da produção e ser responsável pelas terras, água e vegetação, pelos empregados e comunidades em que operamos, pelo consumo de energia e emissões em nossos processos e, finalmente, por trazer produtos finais ao ciclo de produção para serem usados novamente. Ao mesmo tempo, a situação ocorrida em fevereiro e março, após fortes chuvas na região de Barcarena onde nossa refinaria de alumina Alunorte está situada, ilustra muito claramente que a adaptação às mudanças climáticas e altas ambições de responsabilidade social empresarial, diálogo com as comunidades e direitos humanos não são questões resolvidas uma vez e para sempre. Ao contrário, são questões que exigem cada vez mais determinação, e é fundamental que estejamos sempre à frente, para não sermos pegos desprevenidos por incidentes imprevisíveis”, lembrou ele.

“Quanto à segurança, precisamos fazer esforços adicionais para melhorar nosso desempenho, pois não podemos aceitar que a tendência positiva que estávamos tendo nos últimos anos seja revertida e tenha retrocessos. Duas fatalidades em 2017 demonstram que temos de intensificar não somente nossos esforços, mas também nossas habilidades – em nível de liderança e na área operacional, onde os incidentes de alto risco podem ter consequências fatais”, asseverou Brandtzæg.

“As megatendências globais apoiam o futuro do alumínio como metal e material e parte integrante da sociedade moderna. Nossa cadeia de valor totalmente integrada e nossa capacidade criativa são fatores que permitirão que nossa empresa seja pioneira em nossa indústria. Ao mesmo tempo, nossa crença em melhoria contínua prova ser mais crucial do que nunca, nas operações, é claro, mas, ainda mais importante, na área de responsabilidade social empresarial também”, concluiu Brandtzæg.

O relatório, o qual cumpre com os requisitos exigidos pela legislação norueguesa para a elaboração de relatórios anuais, se chama “Demonstrativos Financeiros e Relatório do Conselho de Administração – 2017” e está disponível em inglês e norueguês.

Além disso, oferecemos um relatório mais extenso, o “Relatório Anual – 2017”, com informações detalhadas sobre os negócios da Hydro, incluindo seu desempenho operacional, financeiro, e de viabilidade, governança corporativa e demonstrativos financeiros. O relatório está disponível em inglês.

Na página www.hydro.com/reporting2017, o conteúdo dos dois relatórios é apresentado com informações suplementares. Todas as partes do relatório podem ser baixadas do site e impressas em formato PDF, se necessário.

O relatório principal da Hydro sobre desempenho de viabilidade está incluído no “Relatório Anual – 2017”, com detalhes adicionais em www.hydro.com/reporting2017.