Anteriormente, as fábricas eram certificadas - agora o próprio metal recebeu sua certificação da ASI. Isso significa que a Hydro agora pode ir ao mercado com o alumínio certificado pela ASI em toda a cadeia de valor, desde a mina de bauxita até o produto final.

"Esta certificação de Cadeia de Custódia da ASI representa um marco crucial no compromisso da Hydro em certificar que o alumínio que nossos clientes compram da nossa empresa é fabricado de acordo com os mais avançados padrões de responsabilidade e sustentabilidade da indústria”, afirma Eivind Kallevik, vice-presidente executivo de Metal Primário da Hydro.

A Hydro tem agora a mais longa cadeia ininterrupta de certificações da ASI na indústria, desde a mineração, passando pelo refino e produção de alumínio primário, até a fabricação de produtos finais. Dezesseis plantas da Hydro, em seis países, já foram certificadas pela ASI, e várias outras estão em processo de obtenção de certificação.

A unidade de refusão da Hydro Clervaux, em Luxemburgo, e as fábricas de alumínio primário Sunndal, Karmøy, Årdal e Høyanger, na Noruega, são as operações que hoje obtiveram a certificação de seus produtos de metal de acordo com o padrão da Cadeia de Custódia da ASI.

Eivind Kallevik, Head of Primary Metal in Hydro
Eivind Kallevik, Head of Primary Metal in Hydro. (Photo: Nils Vibe-Rheymer)

“Acreditamos que será de crescente valor comercial oferecer alumínio fabricado de forma responsável e sustentável. Com uma baixa pegada de carbono que vem da nossa alta utilização de energia renovável e baixas emissões da produção, e agora uma confirmação de que produzimos alumínio de acordo com os mais avançados padrões de sustentabilidade do setor em toda a cadeia de valor, estamos buscando uma vantagem competitiva para clientes exigentes nos setores automotivo e de construção internacional, que estão cada vez mais preocupados com a forma como os materiais que eles usam foram criados ”, diz Kallevik.

As auditorias independentes de terceiros das operações de Metal Primário foram realizadas pela DNV GL.

Processo de certificação ASI

A Aluminum Stewardship Initiative (ASI) é uma organização global de definição de padrões e certificação sem fins lucrativos, com múltiplas partes interessadas. Ela trabalha em direção à produção responsável, fornecimento e administração de alumínio seguindo uma abordagem inteira da cadeia de valor. As normas da ASI aplicam-se a toda a cadeia de fornecimento, desde a mineração até os setores que usam o alumínio em seus produtos. A ASI lançou seu Padrão de Desempenho e Padrão da Cadeia de Custódia em dezembro de 2017.

O ASI CoC Standard estabelece requisitos para a criação de uma Cadeia de Custódia para o material que é produzido e processado através da cadeia de valor em diversos setores. A implementação dos links padrão CoC da ASI verificou práticas em etapas sucessivas da cadeia de suprimentos - certificadas sob o Padrão de Desempenho da ASI - para os produtos produzidos por Entidades Certificadas pela ASI.

Media contact