A Alunorte e o Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM) iniciaram, este ano, uma parceria com foco em estudos para o aproveitamento de resíduo que sobra após o processo de refino da bauxita feito na refinaria, em Barcarena. A empresa vai investir R$ 5 milhões nestas pesquisas até 2022.

A assinatura do convênio ocorreu, hoje (16), no estande da Hydro, na XIV Feira da Indústria do Pará (FIPA). “Desejamos tornar a Alunorte, maior refinaria do mundo fora da China, uma referência global para aproveitamento de resíduo de bauxita”, explica Raphael Costa, diretor de Tecnologia da Área de Bauxita & Alumina da Hydro.

“Os resultados destas pesquisas podem ajudar nas soluções para um dos desafios mais importantes para a indústria mineração e metais, que é a diminuição da pegada ambiental por meio da redução das áreas de depósito de resíduo”, afirma Carlos Neves, diretor de Operações da Área de Bauxita & Alumina da Hydro.

Adriano Lucheta, diretor do Instituto Senai (à esquerda) e Carlos Neves, diretor de Operações de B&A durante a assinatura do convênio

No mundo, estima-se que sejam reciclados somente 3% das 150 milhões de toneladas de resíduo anualmente, o que representa uma taxa ainda muito baixa. O objetivo do convênio é contribuir com a meta global de sustentabilidade do setor de 20% de aproveitamento até 2025, de acordo com o Instituto Internacional do Alumínio.

Tanto a Alunorte quanto o Instituto Senai de Inovação contam com equipes de profissionais com larga experiência em pesquisa e desenvolvimento de resíduo de bauxita atuando neste projeto. As análises ocorrem nos laboratórios do Senai, em Belém. A linha de pesquisa do convênio com o Senai avalia a extração de óxido de ferro para a indústria siderúrgica, criando também um produto secundário para condicionamento e controle de pH de solo, que pode ser usado no agronegócio. O progresso dos estudos será acompanhado mensalmente.

A parceria entre a Alunorte e o Instituto Senai de Inovação prevê desde a caracterização física, química e mineralógica do resíduo de bauxita até a elaboração de plano conceitual e projeto executivo para implementação de uma planta-piloto na empresa.

Raphael Costa, diretor de Tecnologia de B&A

Para Adriano Lucheta, diretor do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais, é o momento de quebrar os antigos paradigmas e considerar o resíduo produzidos pela cadeia mineral como matérias-primas para outras cadeias produtivas, agregando valor e aliviando a pressão sobre o meio ambiente. “Somente por meio do investimento em inovação, conseguiremos aplicar os conceitos de Economia Circular na mineração e a Alunorte está sendo a pioneira no Brasil. Estamos confiantes de que também será uma incentivadora para que outras indústrias extrativistas se insiram neste novo contexto”, diz.

O presidente da Federação das Indústrias do Pará - FIEPA, José Conrado, acredita que essa parceria trará um grande legado para o estado. "O que estamos fazendo aqui é enfrentando um desafio com responsabilidade social e ambiental. A pesquisa trará uma base de tecnologia que vai ficar armazenada no instituto Senai de inovação e com certeza deixará uma lição para outras empresas no futuro", afirma.

Recomendado para si