Em termos de produção, a maioria das operações está de volta aos níveis normais ou quase normal. O ataque, no entanto, causou atrasos em certos processos administrativos, incluindo sistemas de relatórios e faturamento. Como resultado disso, a Hydro anunciou hoje um atraso na divulgação do relatório do primeiro trimestre.

"Manter níveis de produção normais ou quase normais exige muito esforço extra de nossos 35.000 colegas e estou impressionado com o espírito demonstrado em toda a empresa nesses tempos difíceis", afirma o CFO, Eivind Kallevik.

O CIO, Jo De Vliegher, diz que a recuperação total do ataque levará tempo.

"Com 35.000 empregados, operações em 40 países em todos os continentes e vários milhares de servidores na empresa, a recuperação total é um processo complexo e demorado. Estamos no caminho, mas levará tempo até que tenhamos as operações de TI totalmente de volta ao normal", diz ele.

O principal objetivo da Hydro continua sendo o retorno às operações normais de maneira segura e protegida, além de limitar qualquer impacto adicional sobre os clientes, fornecedores e outros parceiros.

Para uma explicação do processo de recuperação, dê uma olhada na apresentação na coluna à direita (apenas em inglês).

Atualização sobre o status operacional nas áreas de negócios

Energia: Produção funcionando normalmente

Bauxita & Alumina: Produção funcionando normalmente

Metal Primário: Produção funcionando normalmente, com maior grau de operação manual

Produtos Laminados: Produção funcionando normalmente, com maior grau de operação manual

Soluções em Extrudados: Perto de operações normais, mas ainda com muitas soluções alternativas e variações locais de planta para planta. Criação de valor médio em 85 a 90%.

Cyber attack on Hydro

• Segundo trimestre de 2019: preços em baixa afetam os resultados
  • Norsk Hydro: primeiro trimestre de 2019 – volumes, preços e custo de matérias-primas geram baixos resultados
  • Atualização operacional e de mercado, primeiro trimestre de 2019: Alunorte e ataque cibernético forçam queda dos níveis de produção