“A partir do momento que estivemos aqui e a informação nos foi colocada de forma muito tranquila e acessível, pudemos conhecer o processo das barragens, como funcionam, e ver que não oferecem risco à comunidade de Paragominas.” A fala de Moniely Fidalgo, presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Paragominas (UMAMP), ilustra como a mina tem alcançado o objetivo de mostrar à sociedade que suas barragens são estáveis, seguras e íntegras. A UMAMP foi um dos oito grupos de visitantes que estiveram na Mineração desde o início de fevereiro, quando a empresa recebeu uma agenda de visitas com foco especial em barragens, mantendo o compromisso de transparência e diálogo com a sociedade.

Ao longo de 30 dias, a Mineração Paragominas mostrou a operação das suas barragens a 210 visitantes de diferentes segmentos da sociedade. Além da UMAMP, entidade composta por 35 associações filiadas e que representa moradores de todos os bairros da área urbana do município, também estiveram na mina vereadores, servidores públicos das secretarias municipais, familiares de empregados, imprensa, Defesa Civil, Polícia Militar e a vice-prefeita de Paragominas, Mozimeire Costa.

Para Thiago Marchezi, gerente geral da Área Técnica que também recebe os visitantes, um dos diferenciais da ação está na proatividade da empresa. “Em um momento que as pessoas clamavam por informação sobre as barragens, nós nos antecipamos e abrimos as portas da empresa para a sociedade e as autoridades, visando mostrar que nossas barragens são seguras. Não objetivamos passar uma mensagem pronta, mas sim passar as informações para que os visitantes criem suas próprias percepções. O retorno tem sido positivo e as pessoas estão tendo a comprovação das operações seguras de nossas barragens”, destaca o gestor.

As visitas são conduzidas ou apoiadas por profissionais de Geotecnia da mina, o que garante aos participantes o esclarecimento mais adequado sobre todas as dúvidas relacionadas às barragens. “Quero parabenizar toda a equipe por dar as informações de forma bem direta e clara. Como líder comunitária, vou levar a seguinte frase para a comunidade: a Hydro é uma empresa segura, que passa informações com transparência e as informações que nós conseguimos captar nessa visita é que não há risco nenhum. A gente pôde não só ouvir, mas também detectar pessoalmente como funciona todo esse processo de segurança e todos podem ficar seguros”, pontua Luciana Monteiro, líder comunitária do bairro Laércio Cabeline.

Para as lideranças associadas à UMAMP, a visita foi a oportunidade de reunir as informações corretas que serão multiplicadas junto à população de Paragominas, levando tranquilidade aos moradores. “Aqueles boatos de que a barragem poderia transbordar ou romper, vimos que não tem essa possibilidade porque as barragens estão seguras e a questão geográfica nos proporciona essa vantagem. A empresa nos passou toda a orientação e constatamos indo às barragens e conferindo a segurança delas”, observa Ezequias Ferreira, da Associação de Moradores do Bairro Morada Verde. “O que podemos levar dessa visita é que é 100% seguro todo o processo de armazenamento dos líquidos e sólidos gerados aqui. Hoje, saímos com essa certeza de que todo o processo que vimos é seguro. Estamos tranquilos em relação à segurança que a empresa oferece a nossa população”, completa João Batista Martins, representante do bairro Flamboyant.