Promover ações que façam uma diferença positiva e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde a Hydro atua é uma atitude que está integrada aos nossos valores, propósito e estratégia de negócios.

Além de ações institucionais, cada empregado reconhece seu papel na construção de uma sociedade melhor. Por isso, o programa "Voluntários em Ação" reúne pessoas de todas as unidades do Pará e Rio de Janeiro, no Brasil, compromissadas em doar parte do seu tempo para promover e apoiar ações e projetos em benefício das comunidades do entorno de nossas instalações.

Neste mês, em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário (Dia V), celebrado no dia 05 de dezembro, o programa realizou dezenas de atividades que colocaram voluntários e comunidades no Pará e no Rio de Janeiro de mãos dadas, beneficiando quase mil pessoas.

Confira no vídeo abaixo como foi a programação realizada em 7/12, em Belém, Barcarena e Paragominas, no Pará:

Quem doa seu tempo e energia para as ações de voluntariado percebe os incontáveis benefícios. "A gente vem para transmitir o conhecimento e volta com o coração cheio de ternura", resume Lilian Santos, voluntária de nossa mina em Paragominas. "É o Cuidado com nossa comunidade, nossa natureza, as pessoas que rodeiam nosso local. É ter a Coragem de sair de nossa zona de conforto para se doar para o outro. E a Colaboração, mostrar aquilo que a gente tem de melhor e poder mostrar que a gente pode fazer a diferença na vida do outro", reforça Dominique Silva, membro do comitê de voluntariado da refinaria de alumina Alunorte.

Parceria essencial - Uma das instituições beneficiadas pelas ações foi a União Municipal das Associações de Moradores (UMAMP) de Paragominas. Agata Silva, representante da ONG, destaca a importância da parceria com a Hydro. “Nós realizamos um trabalho de fundamental para as famílias das comunidades. A parceria com os voluntários da Hydro veio para somar e fortalecer ainda mais as ações realizadas no município de Paragominas”, afirmou.

Segundo Fadwa Andrade, gerente sênior de Responsabilidade Social da Hydro, no mês de dezembro, em que comemoramos o Dia do Voluntariado, “estamos em clima de uma grande confraternização, com novos desafios e o chamado a continuar na jornada do voluntariado. A nossa intenção é trocar impressões e refletir sobre valores pessoais, destacando a importância das competências individuais e a força do grupo para atingir os resultados dos projetos apoiados”, ressaltou.

Pessoas trabalhando na revitalização de uma horta no Rio de Janeiro

Mobilização - As atividades foram promovidas em 9 instituições e espaços públicos, levando desde atividades lúdicas à educação ambiental. No escritório da Hydro no Rio de Janeiro as ações foram realizadas nesta sexta-feira, 13. Lá, os voluntários revitalizaram a biblioteca e a horta de uma ONG e levaram palestra a jovens sobre desenvolvimento profissional.