Caso seja desenvolvido, a planta de geração fotovoltaica produzirá energia para as operações da Hydro no Pará, incluindo a refinaria de alumina Alunorte e a planta de alumínio primário, Albras.

"A Hydro tem uma estratégia clara para reduzir ainda mais as emissões de nossas operações. Aumentar o uso de energia limpa é uma importante contribuição para alcançar esse objetivo ", diz o vice-presidente executivo da área de negócios de Energia da Hydro, Arvid Moss.

O projeto está atualmente em suas fases iniciais de planejamento e vários fatores precisam ser avaliados antes que a decisão para construção da planta possa ocorrer.

"Se conseguirmos desenvolver este projeto, será um marco importante para o segmento de energia solar flutuante no Brasil", diz o CEO da Sowitec, Frank Hummel.

As empresas estão atualmente estudando vários aspectos técnicos e, até que estes sejam concluídos e as aprovações das autoridades cabíveis estejam em vigor, é muito cedo para divulgar detalhes sobre o potencial da planta ou o custo relacionado ao projeto.

Em 6 de maio de 2019, as autoridades antitruste no Brasil aprovaram a joint venture, uma das várias autorizações necessárias para estabelecer o projeto. A Hydro e a Sowitec acreditam que em até dois anos as análises concluam se o projeto pode ser realizado com ganhos em termos financeiros.

Sobre a Hydro:

A Hydro é uma empresa de alumínio totalmente integrada com 35.000 empregados em 40 países em todos os continentes, combinando conhecimento local, alcance mundial e recursos inigualáveis em P&D.

Sobre SOWITEC:

Como um dos principais desenvolvedores de projetos globais para energias renováveis, a SOWITEC está atuando em 14 países, com foco nos países emergentes e em desenvolvimento em rápido crescimento. Com quase 200 empregados, a SOWITEC abrange todas as áreas de desenvolvimento de projetos de energia solar e eólica: desde o planejamento e concepção, cálculos de energia e rentabilidade, passando pelo gerenciamento de construção, vendas e financiamento até a gestão técnica e comercial de parques eólicos e solares. Quase 60 projetos eólicos e solares com mais de 2.700 MW desenvolvidos pela SOWITEC estão atualmente em operação ou em construção em oito países.