O Centro de Teste de Extrusão está localizado ao lado do laboratório de aplicação de produtos da Hydro em Finspång, e inclui uma nova prensa de extrusão de alumínio e instalações de fundição de metal.

O investimento amplia e complementa os recursos globais de pesquisa e aplicação de produtos da empresa em direção ao crescente mercado de soluções sustentáveis de alumínio.

“A pesquisa e o desenvolvimento de aplicações sempre foram um dos nossos pontos fortes como fornecedores de soluções inovadoras de alumínio e, com a sustentabilidade palavra-chave em nosso setor, precisamos acelerar esses esforços para atender às necessidades do mercado”, diz o vice-presidente executivo Egil Hogna, responsável pela área de negócios de Soluções em Extrudados da Hydro.

Desenvolvimento mais rápido de novas ligas e protótipos de alumínio

O centro de testes será parte integrante da unidade global de Inovação e Tecnologia (I&T) da área de Soluções em Extrudados, que inclui o laboratório de aplicação de produtos em Finspång e um laboratório de pesquisa e desenvolvimento focado em automóveis nos arredores de Detroit, em Troy, Michigan. A I&T também opera laboratórios na China e nos Estados Unidos.

O laboratório de aplicação em Finspång realiza soldagem robótica, hot metal gas forming, friction stir welding, testes térmicos e testes de componentes, como testes de colisão de sistemas automotivos. O centro de testes oferecerá serviços que complementam o trabalho do laboratório de aplicações, diz Ole Daaland, líder da unidade de I&T da Hydro.

"Isso amplia nossa oferta e possibilita o desenvolvimento de ligas e protótipos com muito mais rapidez e eficiência", diz ele.

extrusion ingot at finspång sweden

A prensa de extrusão, fornecida pela Prizma Engineering, permitirá à Hydro testar extremamente rápido e produzir ligas de alumínio extremamente fortes, incluindo as ligas da série 7000. O forno de fusão para fundição produzirá uma grande parte do suprimento de metal usado no laboratório.

Parte integrante da pesquisa e desenvolvimento global

O centro de testes está situado em um prédio que já havia sido usado pela planta de extrusão da Hydro em Finspång. Os trabalhos de construção e instalação das máquinas foram concluídos em agosto.

Oito empregados foram treinados para lidar também com operações no centro de testes, que começará a realizar projetos de pesquisa ainda este ano.

A área de Soluções em Extrudados da Hydro emprega mais de 1.000 engenheiros em sua operação global, que abrange 40 países. A empresa é líder mundial no fornecimento de soluções baseadas em extrusão de alumínio.