"Energia limpa e renovável é a fonte de nossa empresa, e a Hydro tem uma estratégia clara para reduzir ainda mais as emissões de nossas operações. Aumentar o uso de energia limpa é um importante contribuinte para atingir essa meta", diz Arvid Moss, vice-presidente executivo da área de negócios de Energia, da Hydro.

Prêmio por abrir o caminho e inspirar outros

A Hydro recebeu o prêmio em 23 de outubro em Estocolmo pela Associação Sueca de Energia Eólica (SWEA) na conferência anual do VIND.

“Por meio de contratos de compra e venda de energia (PPA) de longo prazo, a Norsk Hydro permitiu investimentos de cerca de 14 bilhões de SEK em projetos de energia eólica suecos, que produzirão quase 4 TWh por ano juntos. Isso é equivalente à produção anual de metade de um reator nuclear e reduzirá as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 2,4 milhões de toneladas por ano”, disse Charlotte Unger Larson, CEO da SWEA na cerimônia de premiação.

Investimentos em baterias, energia eólica e solar

Desde a sua fundação em 1905, a Hydro é pioneira na produção de energia hidrelétrica. Em 1906, a empresa construiu uma usina hidrelétrica em Svelgfoss, perto de Notodden, na Noruega, para fornecer energia para sua primeira usina de nitrato de potássio.

Recentemente, a Hydro aumentou suas ambições em energia renovável, incluindo armazenamento eólico, solar e de baterias, para fornecer energia limpa e renovável à produção de alumínio da empresa.

"Estamos buscando mais novos negócios renováveis daqui para frente", diz Moss.

Modelos-destaque fora do setor de energia

O Prêmio de Energia Renovável da Suécia é concedido anualmente a uma empresa que contribui significativamente para a transição renovável do sistema de energia. O objetivo do prêmio é destacar modelos no mundo dos negócios fora do setor de energia, que entendem a necessidade de energia renovável e o papel fundamental do setor nessa transição. Os vencedores anteriores incluem Apple, IKEA, Tesla, Google, Wallenstam e Polarbröd.

Sobre a Associação Sueca de Energia Eólica

SWEA é uma associação comercial para empresas que trabalham com energia eólica. Seu objetivo primordial é garantir que a energia eólica tenha amplo apoio público, seja lucrativa, competitiva e uma parte substancial de um sistema de energia sustentável.

Visite o site da associação:

• www.svenskvindenergi.org
  • www.swedishwindenergy.com