Aasheim introduziu várias medidas em apoio à sua agenda de negócios, que incluem a renovação do conselho de administração da empresa, reestruturação e revisão estratégica da área de negócios de Produtos Laminados, garantia de uma disciplina de capital e alocação de capital mais rigorosas, bem como a revitalização de programas de melhoria contínua e identificação de novas ambições de melhoria em todas as áreas de negócios e equipes. Uma agenda reforçada de melhoria para a empresa será desenvolvida e apresentada durante o terceiro trimestre.

“Enquanto mantemos o otimismo sobre as perspectivas de longo prazo para o alumínio e para a Hydro, à medida que o mundo caminha para a economia circular e de baixo carbono, devemos reconhecer os desafios que devem ser enfrentados para fortalecer nosso desempenho e geração de caixa”, diz Aasheim, acrescentando que a Alunorte deve voltar à sua produção total o mais rápido possível para permitir as operações normais no Brasil.

“Aumentaremos nossas ambições de excelência operacional e garantiremos uma disciplina financeira mais rigorosa no futuro, além de explorar todas as opções para melhorar os ganhos da Produtos Laminados”, afirma.

Eivind Kallevik assumirá a direção de Metal Primário, substituindo Hilde Merete Aasheim, a partir de 15 de agosto. Einar Glomnes, ex-diretor de joint ventures globais em Metal Primário, substitui o líder de Produtos Laminados, Kjetil Ebbesberg, com vigência imediata, enquanto que Pål Kildemo assumirá como diretor Financeiro no lugar de Eivind Kallevik, a partir de 15 de agosto. Nesse ínterim, Kildemo vai atuar como líder da Metal Primário, além de seu cargo atual como chefe de Finanças em Metal Primário.

Inovação e sustentabilidade

De acordo com Aasheim, a Hydro aumentará seus esforços com soluções e produtos avançados de baixo carbono, baseados em uma pegada mais sustentável através da cadeia de valor e do ciclo de vida do alumínio.

“Os clientes buscam cada vez mais soluções avançadas com o menor impacto possível, desde a indústria de construção civil até o setor automotivo, de embalagens e eletrônicos. Isso nos permite comercializar nossa melhor presença e posições de liderança em tecnologia de processo e inovação de produtos”, explica Aasheim.

A Hydro já é a única empresa de alumínio capaz de fornecer ao setor global de construção soluções que contêm pelo menos 75% de sucata pós-consumo através de sua liga certificada de 75R, e também oferece alumínio primário de baixo carbono com uma pegada máxima de 4 quilos de CO2 por quilo de alumínio.