• EBIT ajustado de NOK 1,366 bilhões
  • Revogação do último embargo na Alunorte
  • Resultados em baixa com a alumina e o alumínio realizados a preços mais baixos
  • Efeito positivo do aumento da produção upstream e da redução do custo das matérias-primas
  • Novos programas de melhorias em bom caminho para atingir a meta de 2019
  • Mercado incerto e expectativa de menor demanda

“É encorajador ver que o custo de nossos negócios upstream estão baixando e que há fortes medidas de reestruturação e otimização dos nossos negócios downstream. Nos mercados mais desafiantes, é mais importante do que nunca focar nossos esforços em que podemos controlar nós mesmos. Por isso, é uma satisfação reportar o progresso de nossos novos e ambiciosos programas de melhorias, que promoverão grandemente nossa agenda de lucratividade e sustentabilidade”, disse a presidente e CEO da Hydro, Hilde Merete Aasheim.

O EBIT ajustado da área de negócios Bauxita & Alumina caiu, em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, passando de NOK 685 milhões em 2018 para NOK 481 em 2019. A queda resulta da baixa dos preços realizados na venda da alumina, ainda que esta tenha sido parcialmente compensada pelo efeito positivo de uma maior produção após a revogação do embargo de produção em 20 de maio de deste ano.

“A revogação do último embargo contra a Alunorte em setembro foi um evento muito importante, pois permite que a planta volte às suas atividades de instalação e comissionamento na nova e moderna área de depósito de resíduos sólidos, o DRS2. O trabalho avança com sucesso e esperamos alcançar 85-95% da capacidade de utilização em 2020, e capacidade plena em 2021”, disse Aasheim.

Na área de negócios Metal Primário, o EBIT ajustado baixou de NOK 861 milhões positivos no terceiro trimestre de 2018 para NOK 39 milhões negativos no mesmo trimestre em 2019, especialmente porque o preço do metal all-in foi mais baixo e o lucro das vendas de energia no Brasil foram menores, fatores que foram, em parte, compensados pela baixa do custo das matérias-primas e de efeitos cambiais positivos.

O EBIT ajustado da Mercados de Metal, ao contrário, passou de NOK 3 milhões negativos no mesmo trimestre de 2018 para NOK 362 milhões positivos no mesmo período em 2019, graças ao bom resultado das refusoras, melhores resultados de aprovisionamento e atividades de comercialização, e efeitos cambiais positivos.

A área de negócios Produtos Laminados apresentou um EBIT mais alto, comparado com o do terceiro trimestre de 2018, de NOK 82 milhões no terceiro trimestre de 2018 para NOK 166 no terceiro trimestre em 2019. O resultado das plantas de laminação foi estável, embora os efeitos fiscais positivos tenham sido impactados pelo aumento inflacionário dos custos e pela depreciação realizada. Os resultados da refusora Neuss foram melhores por causa da baixa do custo das matérias-primas e de uma indenização de seguro, os quais foram afetados pela baixa do preço do metal all-in.

Comparado com o terceiro trimestre do ano passado, o EBIT ajustado da área de negócios Soluções em Extrudados foi mais alto, subindo de NOK 497 milhões no terceiro trimestre de 2018 para NOK 559 milhões no mesmo período em 2019. Contudo, a alta das margens foi afetada pelo aumento dos custos e queda dos volumes, em razão da desaceleração do mercado. A Extrusão América do Norte teve melhores resultados, movida por margens mais altas, ao passo que a Extrusão Europa teve resultados mais baixos, devido ao declínio da maioria dos segmentos do seu mercado.

O EBIT da área de negócios Energia teve um decréscimo significativo, de NOK 652 milhões no terceiro trimestre de 2018 a NOK 254 milhões no mesmo trimestre em 2019, afetado especialmente pela produção em menor escala e pela baixa dos preços.

A justiça federal em Belém, Pará, revogou o último embargo na nova área de depósito de resíduos sólidos de bauxita (o DRS2) no dia 26 de setembro, permitindo que a Alunorte retome suas atividades de instalação e comissionamento no DRS2 e pondo fim a 19 meses de embargo, que restringiram grandemente as atividades da planta. Com capacidade anual de produção de 6,3 milhões de toneladas, a Alunorte atingiu 83% de sua capacidade neste terceiro trimestre.

Como destacado no Dia do Investidor da Hydro, novos programas de melhorias foram lançados em toda a companhia, representando NOK 6,4 bilhões em melhorias para o EBIT nos próximos cinco anos, além de NOK 0,9 bilhão adicional para a Produtos Laminados no mesmo período. As melhorias incluem a reversão do corte de produção no Brasil que, por si só, representa NOK 2,7 bilhões. Até o final do terceiro trimestre, os programas de melhorias vinham avançando como planejado.

A Hydro deu início a uma revisão estratégica e ampla reestruturação da área de negócios Produtos Laminados, com o objetivo de mitigar a decrescente lucratividade que a área vem enfrentando nos últimos anos. A meta é dar meia-volta a este desenvolvimento, por meio do incremento da eficiência organizacional e operacional, bem como da mudança do portfólio de produtos de segmentos em declínio para mercados em crescimento, como o automotivo e o de latas. A meta é de NOK 0,9 bilhão em melhorias até 2023. Para tanto, foi escriturada neste trimestre uma alocação de NOK 1,145 bilhão para reestruturação de custos, que não fará parte do EBIT ajustado.

O ataque cibernético que a Hydro sofreu em 19 de março, afetou a organização por completo e fez da Soluções em Extrudados a área mais afetada, pelos enormes desafios operacionais e perdas financeiras sofridas. O impacto financeiro do ataque foi estimado em aproximadamente NOK 550-650 milhões no primeiro semestre, além de certo efeito financeiro no terceiro trimestre. A Hydro conta um seguro robusto contra ataques cibernéticos, de responsabilidade de companhias de seguro reconhecidas. Neste terceiro trimestre, já foram escriturados NOK 33 milhões de indenização de seguro e novas escriturações de indenização serão feitas quando considerado virtualmente seguro.

A posição de dívida líquida da Hydro apresentou queda no período, passando de 15,1 bilhão para NOK 14,5 bilhão no final do trimestre. O fluxo de caixa líquido de atividades operacionais perfez NOK 3,5 bilhões; enquanto o fluxo de caixa líquido para atividades de investimento totalizou NOK 2,0 bilhões.

O EBIT reportado da Hydro somou NOK 222 milhões no terceiro trimestre de 2019, em comparação com os NOK 2,057 bilhões do terceiro trimestre de 2018.

Além dos fatores apresentados acima, os lucros reportados antes de juros e impostos (EBIT) e a receita líquida incluem efeitos descritos no relatório trimestral anexo. Os itens excluídos do EBIT ajustado e da receita (ou perda) líquida ajustada estão definidos e descritos na seção de medidas de desempenho alternativas (APM) no relatório trimestral.

Related documents