O Gerente Sênior de Transformação Digital e TI de B&A da Hydro, Daniel Moraes, esteve na sede da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em 6 de novembro, para contar a uma plateia formada por gerentes e engenheiros das áreas de operações, manufatura, automação, manutenção e tecnologia da informação como são aplicados os conceitos da Indústria 4.0 nas unidades de Bauxita & Alumina.

Entre os exemplos de programas e soluções adotadas pela companhia, Daniel apontou o potencial humano como a chave para a digitalização dos processos, explicando ao público presente que a jornada para a transformação digital começa na conscientização dos empregados. “Apenas conseguiremos criar uma cultura digital com o apoio dos profissionais que lidam com os processos no dia a dia. Temos que mostrar que a tecnologia é uma aliada e o momento atual de transformação digital, uma grande oportunidade para todos”, enfatiza.

Nesse sentido, as novas gerações são agentes potenciais para promover a ideia de que a tecnologia pode ser aliada das pessoas e processos. Daniel conta que uma das estratégias adotadas pelo programa de Transformação Digital foi a de fomentar a cultura digital nos programas de estagiário e trainee: “Os jovens profissionais passam por programas de treinamento e atuam como agentes da mudança em todas as áreas, contribuindo para o engajamento de toda a empresa e criando grandes parceiras com os colaboradores mais experientes”.

Desenvolvimento local

Em relação aos fornecedores, Daniel explica que existe um esforço em definir os principais parceiros para acelerar a transformação digital. A Hydro enxerga valor naqueles capazes de resolver os desafios das nossas operações dentro de um ambiente de colaboração e inovação. “Estamos sempre abertos a ouvir para fechar parcerias que nos tragam soluções assertivas e adequadas às nossas questões internas – onde convidamos fornecedores com potencial para digitalização para atuarem de forma colaborativa, o que acaba levando algumas empresas a entenderem que também precisam se transformar para atuar na Hydro.”

Outra iniciativa importante é fomentar a inovação digital próxima das unidades de Bauxita & Alumina da Hydro, localizadas no Pará, por meio do fomento das startups dessa região a fim de desenvolver o ecossistema digital local. “Realizamos um evento estruturado, convidando startups para demonstrarem suas propostas de valor para nossos gerentes e estamos em fase final de discussão com duas delas para desenvolver provas de conceito e aplicar suas soluções tecnológicas em nossos negócios”, afirma.

Uma jornada, não um fim

A área de Transformação Digital da operação de Bauxita & Alumina da Hydro é uma facilitadora, com pessoas de competências variadas e complementares que atuam para compreender os desafios das unidades de B&A, definir hipóteses de soluções, realizar provas de conceitos para validar a solução, criar parcerias e alternativas onde necessário, trabalhar na adoção das soluções por parte dos colaboradores e gerar valor por meio da digitalização dos processos e operações.

“É um trabalho que envolve muitos níveis da organização e que não é possível de ser realizado sem as pessoas e um ambiente de colaboração. Todos os projetos são faseados, sendo que a realização de provas de conceito permite reduzir riscos inerentes a inovação. Com isso, no momento da implantação, temos uma maior assertividade e uma solução mais adequada para permitir a adoção por parte dos usuário”, celebra Daniel, que completa: “A transformação digital é uma jornada, não uma atividade fim. No futuro, a nossa organização precisa ser naturalmente digital, onde para sustentar esse ponto teremos um conjunto de soluções, capacidades e pessoas preparadas, que servirá como alavanca para maior rapidez e resultados para toda a companhia.”