A Albras, empresa que pertence à Hydro e à Nippon Amazon Aluminium Co, recebeu pelo terceiro ano consecutivo a validação da certificação Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, uma ferramenta utilizada para quantificar e gerenciar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Este é o método mais usado mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE. O Selo Ouro atesta a robustez e transparência do inventário de emissões de gases de efeito estufa da Albras, que preenche todos pré-requisitos de padrões internacionais e faz parte do sistema de gestão ambiental da fábrica.

“Este resultado alcançado pelo terceiro ano consecutivo é um reconhecimento de que estamos no caminho certo e de que nossas práticas ambientais são planejadas de uma maneira sustentável. Estamos sempre trabalhando para melhorar nossos indicadores de desempenho ambiental, viabilizando assim operações mais responsáveis e seguras”, afirma João Batista Menezes, CEO da Albras.

Profissionais especializados de várias áreas da Albras são envolvidos para garantir o controle e qualidade dos inventários de GEE da planta. O selo ouro foi obtido em etapas - em 2016, a Albras obteve o selo prata indicando que seu relatório era completo. Desde 2017, a companhia vem obtendo o selo ouro, tendo seu inventário auditado anualmente, seguindo os padrões exigidos pelo Inmetro. A qualificação e validação do inventário de gases de efeito estufa ocorreu por meio de auditoria baseada na Norma NBR ISO 14064, entre os dias 28 e 29 de maio de 2020.

O Programa Brasileiro do GHG Protocol é responsável pelo site Registro Público de Emissões, uma plataforma que auxilia na publicação dos inventários de emissões de GEE das organizações que fazem parte do Programa. Este é atualmente o maior banco de dados de inventários corporativos da América Latina.