Albras recebe pelo terceiro ano consecutivo Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol Programa que atesta qualidade no gerenciamento de emissões de Gases do Efeito Estufa por empresas

Vista aérea da Albras, em Barcarena.
Vista aérea da Albras, em Barcarena no Pará.

A Albras, empresa que pertence à Hydro e à Nippon Amazon Aluminium Co, recebeu pelo terceiro ano consecutivo a validação da certificação Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, uma ferramenta utilizada para quantificar e gerenciar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Este é o método mais usado mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE. O Selo Ouro atesta a robustez e transparência do inventário de emissões de gases de efeito estufa da Albras, que preenche todos pré-requisitos de padrões internacionais e faz parte do sistema de gestão ambiental da fábrica.

“Este resultado alcançado pelo terceiro ano consecutivo é um reconhecimento de que estamos no caminho certo e de que nossas práticas ambientais são planejadas de uma maneira sustentável. Estamos sempre trabalhando para melhorar nossos indicadores de desempenho ambiental, viabilizando assim operações mais responsáveis e seguras”, afirma João Batista Menezes, CEO da Albras.

Profissionais especializados de várias áreas da Albras são envolvidos para garantir o controle e qualidade dos inventários de GEE da planta. O selo ouro foi obtido em etapas - em 2016, a Albras obteve o selo prata indicando que seu relatório era completo. Desde 2017, a companhia vem obtendo o selo ouro, tendo seu inventário auditado anualmente, seguindo os padrões exigidos pelo Inmetro. A qualificação e validação do inventário de gases de efeito estufa ocorreu por meio de auditoria baseada na Norma NBR ISO 14064, entre os dias 28 e 29 de maio de 2020.

O Programa Brasileiro do GHG Protocol é responsável pelo site https://registropublicodeemissoes.com.br/, uma plataforma que auxilia na publicação dos inventários de emissões de GEE das organizações que fazem parte do Programa. Este é atualmente o maior banco de dados de inventários corporativos da América Latina.

Elena Brito Pantoja

Gerente Sênior de Comunicação