Representantes de 20 comunidades do município de Barcarena visitaram nesta quarta-feira (19), as instalações da refinaria Alunorte para conhecer a nova unidade de Estação de Tratamento de Efluentes (ETEI), obra que integra o projeto de modernização do sistema de gestão de efluentes da empresa e que representou um investimento de R$ 670 milhões. A agenda fez parte do Programa de Visitas, iniciativa que já recebeu cerca de 1.500 pessoas apenas nos dois últimos anos, entre moradores de comunidades próximas, familiares de empregados e universitários. No início de fevereiro, a imprensa de Barcarena e Belém, também foi convidada e realizou a visita.

Desta vez, cerca de 40 pessoas de comunidades locais foram recebidas pelo vice-presidente executivo da Hydro, John Thuestad, após conhecerem os resultados dos investimentos que ampliaram ainda mais a capacidade da Alunorte de tratamento e armazenamento de águas residuais e pluviais. “Mantermos o diálogo e nossas portas abertas para as comunidades vizinhas é fundamental para construir uma relação de confiança e entendimento mútuo. Mostrar o cuidado que temos com a segurança das nossas operações, como eles puderam comprovar aqui na Alunorte ao conhecer a nova estação de tratamento de água, é parte do nosso compromisso de ser um bom vizinho“ afirmou o vice-presidente executivo da Hydro.

O objetivo da modernização do sistema de gestão de efluentes foi preparar a Alunorte para mudanças climáticas severas no futuro, garantindo o tratamento e o armazenamento de água. O projeto também passa a contar com novas bacias de estocagem de águas residuais e pluviais, novas tubulações de aço carbono e repotenciamento de bombas para drenagem do material até as estações de tratamento. Com a conclusão do projeto, a empresa tem capacidade de tratar 14.500 metros cúbicos de água por hora.

Avaliação positiva - Na visita, as comunidades também dialogaram com gestores da Hydro sobre diversos assuntos. "Eu me sinto privilegiado em poder conhecer a nova área da empresa e receber todas as informações dadas pela equipe. A gente vê que a parceria da Hydro com as comunidades está dando certo com esse diálogo direto. E queremos que continue assim", ressaltou Raimundo Nonato Nunes dos Santos, presidente do Centro Comunitário Novo Paraíso.

Para Gracilene Barreto, vice-presidente da Associação de Moradores de Nazaré, mais conhecida como comunidade Beira Rio, enfatizou que, a cada visita, é possível obter mais informações para explicar na sua comunidade qual o tipo de operação da Alunorte. "Eles precisam entender que aqui não tem barragem e a parceria que temos com a empresa. Se andarmos juntos, as ações positivas acontecem. Moro na beira do rio São Francisco e ver o melhor tratamento de efluentes que a empresa está fazendo nos deixa despreocupada", afirmou.

Cartões Alimentação - A Alunorte informou aos representantes das comunidades que já pagou o benefício temporário do cartão-alimentação para mais de 15 mil famílias, na primeira e na segunda etapa, em 2019. Os cartões estavam previstos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a empresa, a Hydro, os Ministérios Público Estadual e Federal e o Governo do Estado do Pará por meio da Semas por meio da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A empresa também está contratando a consultoria Praxis para avaliação, por meio de visita porta-a-porta, do acesso ao benefício por aproximadamente 4 mil famílias que entraram com recurso nos pontos móveis de cadastramento. A contratação será realizada após validação da metodologia de trabalho da consultoria pelo Ministério Público Federal (MPF).