Daniele Pontes de Novaes é analista financeira da refinaria de alumina Alunorte, em Barcarena (PA). Como muitas pessoas, ela não tinha um ambiente preparado em casa para desenvolver suas atividades profissionais, já que se deslocava diariamente para a fábrica. O anúncio da migração para o sistema de trabalho remoto, mais conhecido como “home office”, pegou-a de surpresa e foi preciso conciliar vida profissional e pessoal, no mesmo ambiente.

A mudança foi feita com todo o cuidado, observando os aspectos ergonômicos do trabalho em casa. Daniele e outros profissionais de nossas unidades operacionais e escritórios de Bauxita & Alumina, assim como os dos centros de serviços compartilhados (GBS), passaram a poder utilizar, em casa, os equipamentos de informática corporativos, incluindo computadores, mouse, teclado e monitores.

“Eu não tinha o hábito de ter esse espaço em casa para o trabalho e, com certeza, quando consegui o empréstimo desses equipamentos, facilitou muito. Essa é uma iniciativa muito boa e fico muito feliz de estar em uma empresa que se preocupa em dar o suporte e o melhor conforto possível, em uma situação dessas”, disse.

O home office foi uma das diversas medidas adotadas pela Hydro para reduzir o número de pessoas nas unidades, como medida preventiva contra a COVID-19. E, desde então, a empresa passou a buscar formas de assegurar que os empregados tivessem, dentro de casa, as mesmas condições de ergonomia que são disponibilizadas nas diferentes unidades da empresa.

Para Pedro Tavares, analista de performance do escritório de Belém, essa iniciativa é também uma demonstração de confiança. “A mudança na rotina de trabalho foi muito rápida, todos tiveram que se adaptar e ter esse aparato dos equipamentos melhorou nosso desempenho. A Hydro teve uma reação rápida e sei que não é qualquer empresa que cede seus ativos dessa maneira, o que para mim representa um voto de confiança”, ressaltou.

Além do empréstimo dos equipamentos de informática, que será válido por todo o período em que o home office se fizer necessário, os empregados também tiveram acesso a materiais com orientações sobre ergonomia, incluindo dicas de postura, apoio para os pés, uso correto do mouse, além de orientações para o bem-estar, como manter-se hidratado, fazer pausas, estabelecer horário de trabalho e alongar-se.

Reforço nos cuidados com empregados dentro e fora das unidades

O diretor de Sustentabilidade da Hydro, Domingos Campos, explica que o cuidado é um dos valores da empresa e está presente em todas as ações pensadas tanto para quem está trabalhando em casa quanto para quem segue nas unidades.

“Dedicamos todos os nossos esforços para garantir um ambiente livre de incidentes em nossas operações, estamos não somente seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, como adotando as melhores práticas no mundo para proteger nossos empregados e empregadas, bem como as comunidades onde operamos ”, explica, lembrando que a cadeia do alumínio, está entre as atividades essenciais durante a pandemia da COVID -19, exercendo um papel importante na produção de embalagens de  produtos farmacêuticos, suprimentos médicos, na fórmulas de vacinas e no tratamento de água.

Nas operações, aqueles que desempenham atividades que não podem ser realizadas à distância também estão recebendo cuidados reforçados.  Os processos de higienização nos locais de trabalho, ônibus, barcos, entre outros, foram intensificados. No transporte, os alçapões são abertos para permitir circulação do ar e o número de empregados por viagem foi reduzido. Nos refeitórios, o tempo máximo de permanência é de 30 minutos, todos os empregados precisam higienizar as mãos antes de entrar e as mesas têm espaçamento de 2 metros e divisórias em acrílico instaladas.

“Sabemos que é um momento desafiador para toda a sociedade. Com coragem, estamos cuidando das nossas pessoas, ao mesmo tempo em que colaboramos com esforços das autoridades de saúde locais, nacionais e internacionais no combate à pandemia”, conclui Domingos.