A Hydro concluiu a última fase de substituição de trechos do mineroduto programada para 2020, cumprindo o cronograma de manutenção planejado previamente. A estrutura transporta polpa de bauxita da Mineração Paragominas até a refinaria de alumina Alunorte, em Barcarena. Ao longo dos últimos seis meses, foi realizada a manutenção e substituição preventiva, de dois trechos, sendo um de 11 quilômetros, em Ipixuna do Pará e outro de 30 quilômetros, em Tomé-Açu.

Todo o trabalho também foi cumprido seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e sem acidentes registráveis. Através de parceria com as secretarias municipais de ação social, o projeto contou com cerca de 60% de mão de obra local.

Nos próximos dois meses, será executada a fase de finalização do projeto, com atividades de recomposição da área utilizada para a substituição, drenagem e recuperação vegetal.

“Um projeto desta magnitude requer um complexo nível de planejamento para cumprimento do prazo, com qualidade e segurança para o meio ambiente e as pessoas. Superamos os desafios mantendo o cuidado preventivo de segurança e saúde, com ainda maior ênfase por estarmos num cenário de pandemia. Colocamos os valores da Hydro em prática com cuidado em todas as etapas, colaboração entre equipes e coragem para vencer os desafios”, afirma Robson Holanda, diretor de projetos de Bauxita e Alumina da Hydro.

Segurança operacional - A substituição de trechos do mineroduto é uma atividade periódica, realizada de forma preventiva para garantir a segurança das operações e das pessoas. Além da priorização de contratação de mão de obra local, a empresa também priorizou fornecedores da região para compra de materiais e contratação de serviços necessários às atividades.

Paralelamente ao reforço da economia local, a atividade gerou melhorias para as comunidades em infraestrutura, com recuperação de pontes e estradas nas áreas vizinhas às obras. Todo o trabalho também foi executado com equipes mantendo diálogo frequente e transparente com as lideranças comunitárias locais.

Prevenção à COVID-19 – Com a pandemia, a Hydro adotou nas obras no mineroduto as mesmas medidas de proteção aplicadas nas unidades, como distanciamento, realização de testes de detectação da Covid-19 em empregados próprios e contratados, orientação frequente sobre prevenção, uso obrigatório de máscaras e rígido controle de higienização de equipamentos e dos profissionais envolvidos nas atividades e suporte médico. As orientações de saúde também foram compartilhadas com moradores da região por meio de diálogos nas comunidades.