A companhia investirá R$ 60 milhões na construção de áreas chamadas de Usinas da Paz, que beneficiarão as comunidades de todo estado oferecendo serviços, cursos e workshops, além de cultura, lazer e atividades esportivas. Como parte do acordo, a Hydro também poderá investir na modernização de escolas locais, chamadas de Escolas da Paz. A expectativa é que o projeto de construção leve até três anos.

“A Hydro tem o compromisso de fomentar o desenvolvimento sustentável no Pará, onde temos nossas principais operações no Brasil e a grande maioria dos nossos empregados. Essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, que é orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Sabemos da relevância da educação, do emprego e do acesso à cultura como transformadores sociais e estamos comprometidos com o objetivo de tornar a sociedade onde operamos mais inclusiva e melhor para todos”, disse John Thuestad, vice-presidente executivo de Bauxita & Alumina da Hydro no Brasil.

O escopo do programa e a localização para a construção das Usinas da Paz serão definidos pelo Governo do Estado, que será o responsável pelo gerenciamento, operação e manutenção dos espaços comunitários, depois de construídos. A Hydro priorizará fornecedores locais para construção e modernização dos espaços, seguindo todos seus procedimentos de compliance.

Reciclagem de resíduos urbanos em Barcarena

No mesmo evento, a Hydro também assinou o acordo que inclui a construção de uma usina de triagem e reciclagem de resíduos urbanos, no município de Barcarena, no Termo de Compromisso (TC) assinado com o governo estadual em setembro de 2018. Essa nova usina representa um investimento de até R$ 30 milhões do total de R$ 150 milhões previstos no TC. Esse é um projeto importante que irá contribuir para geração de renda e educação ambiental da população local e para o desenvolvimento social e urbanização da cidade.

A empresa segue intensificando seus esforços internos e externos para apoiar o Investimento Social Privado no Pará. Atualmente, seus 11 programas sociais beneficiam cerca de 15.000 pessoas no Estado do Pará, por meio da educação e capacitação como base para o desenvolvimento sustentável, e cerca de 7.600 pessoas ao fomentar o crescimento econômico nas comunidades.