O Minera Startup, programa de relacionamento da Hydro com as Startups do Pará, contou com 25 startups inscritas, mais do que o triplo de inscrições comparando com a primeira edição. Destas, foram selecionadas 18 organizações que se classificaram atendendo todos os pré-requisitos necessários do programa. A próxima fase do programa, quando serão selecionadas até 10 startups para apresentar suas propostas e ideias para a equipe da Hydro, ocorre nos dias 08 à 10 de fevereiro.

“Ficamos muito felizes com esse aumento no número de inscrições. Isso mostra que estamos no caminho certo, já que um dos objetivos do Minera Startup é fomentar o ecossistema de startups do Pará, ajudando a desenvolver a economia da região e o empreendedorismo. Estamos ansiosos pelas próximas etapas, pois acreditamos que essas startups podem contribuir muito para o crescimento da Hydro, assim como a companhia pode ajudá-los a crescer”, afirma Leôncio Rodrigues, gerente de Soluções Digitais da Hydro.

A diversidade de áreas em que as startups atuam é um fato que chama a atenção. São elas: Educação, Saúde, Varejo, Mineração, Transformação Digital, Marketing, Direito, Mobilidade, Construção, Agricultura, Recursos Humanos, Suprimentos e Indústria. De acordo com a análise realizada pela Açaí Valley, o tempo médio de fundação das startups é de 1-2 anos. Do total de inscritas, 28% estão no estágio de ideação, ou seja, estão na sua fase inicial. Já 32% se encontram na fase de validação, um estágio intermediário, enquanto 40% já estão na fase de tração, o que significa que são startups mais maduras, que estão no último momento antes de virarem empresas consolidadas.  Ainda segundo a análise, a maior parte das startups inscritas contam com equipes de até três pessoas (44%), enquanto 40% possuem entre 4 e 10 pessoas e 16% com mais de 10 pessoas.

Veja a lista de classificados:

Alva Edtech

Constrool

DevirTech

Directto Market Place

DoGo Maker – Escola de Tencologia & Inovação

Easygestor

Educaflix

Empresta 1 Copo

GERO Obras

Inteceleri Tecnologia

Ludus Studio

Mach Lab

MyZapCard

Navtech Solutions

Neo Road

Pimpos Health

Ver-O-Fruto

VIGHA

Sobre o Minera Startup

Clique aqui para a retificação do edital

Processo seletivo - a etapa inicial do Minera Startup é um processo seletivo, onde são avaliados uma série de requisitos como ter uma equipe formada por no mínimo dois integrantes com idade igual ou superior a 18 anos e ter soluções preferencialmente voltadas para Realidade Aumentada, Digital Office, Internet das Coisas (IoT) aplicada no ambiente industrial, entre outras.

Programa estruturado voltado às soluções para o negócio – o Minera Startup é uma colaboração entre Hydro, Açaí Valley e startups. O programa possui sete etapas de integração, e ao final, as startups que apresentarem soluções que atendam ao escopo definido podem fechar um contrato com a Hydro. As etapas são:

• Realização do “pitch”, onde as startups apresentam suas propostas de soluções e modelos de negócios para várias áreas e profissionais da Hydro;
  • Divulgação das startups selecionadas para avançar na discussão de possíveis provas de conceitos com as áreas da Hydro que demonstraram interesse;
  • Apresentação, para as startups selecionadas, dos desafios existentes em cada área interessada, e discussão de um possível escopo para realização da prova de conceito;
  • Definição do escopo da prova de conceito entre startup e área interna da Hydro;
  • Entrega da proposta técnica e comercial para a realização da prova de conceito;
  • Avaliação dos pré-requisitos de fornecedores da Hydro e processo de contratação para a startup executar a prova de conceito;
  • Execução da prova de conceito na Hydro conforme escopo definido.

Sobre a Hydro – A empresa de energia e alumínio

Hydro é uma líder industrial que cria negócios e parcerias para um futuro mais sustentável. Desenvolvemos indústrias importantes para as pessoas e para a sociedade.

Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em produtos valiosos para pessoas e negócios, criando um local de trabalho seguro e protegido para nossos 34.000 empregados, em mais de 140 unidades, em 40 países.

Hoje, possuímos e operamos vários negócios, além de termos investimentos com base em indústrias sustentáveis. A Hydro, por meio de seus negócios, está presente em uma ampla gama de segmentos do mercado de alumínio, energia, reciclagem de metais, energias renováveis e baterias, oferecendo conhecimentos e competências únicos.

A Hydro está compromissada em liderar o setor para um futuro mais sustentável, criando sociedades mais viáveis ao desenvolver recursos naturais em produtos e soluções de maneiras inovadoras e eficientes.

Sobre a Açaí Valley

Açaí Valley é a Associação Paraense de Tecnologia e Inovação do Pará, atuante desde 2019. A associação busca fomentar o empreendedorismo, tecnologia e inovação no Estado, com o objetivo de fortalecer e desenvolver o ecossistema e todos os stakeholders que fazem parte dele bem como startups, investidores, aceleradoras, incubadoras, pesquisadores, instituições de ensino, governo e etc. Dentre as ações da Açaí Valley, estão eventos mensais, lives, meetups, happy hours, pitch days e hackathons e o evento Startup Weekend de Belém, que deu origem à comunidade. O Pará é responsável por 24% das startups da região Norte do Brasil, atrás somente do Estado de Amazonas (29%), segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). A capital, Belém, possui mais de 40 startups mapeadas, além de duas incubadoras e três aceleradoras. Os segmentos mais comuns das startups da região são comunicação e mídia (8,3%), saúde e bem-estar (6,2%) e internet (6,2%). A maior parte dos negócios estão em fase de operação.

Recomendado para si