Relatório Anual da Norsk Hydro 2019

“Guerras comerciais, dúvidas quanto ao Brexit, mercados fracos e o embargo na Alunorte afetaram nossos resultados financeiros em 2019. Além disso, também fomos atingidos por um sofisticado ataque cibernético no ano passado. Estou imensamente orgulhosa de como nosso pessoal e toda a organização lidaram com a situação, trabalhando dia e noite para reverter a situação”, disse Aasheim.

“Em nosso Dia do Investidor em 2019, anunciamos medidas ambiciosas para aumentar a lucratividade e gerar valor em longo prazo, lançando um programa de melhorias de NOK 7,3 bilhões a ser executado até 2023, incluindo a revisão estratégica da área de negócios Produtos Laminados e uma meta de retorno de capital de 10% acima do ciclo (RoaCE). É uma grande satisfação ver hoje que todas as áreas de negócios estão progredindo em direção a esta meta, ainda que as condições de mercados sejam desafiadoras”, afirmou Aasheim.

“Nossa nova agenda estratégica está baseada em ativos com custos competitivos, excelência operacional, fortes posições de mercado, inovação e diferenciação em processos e produtos sustentáveis”, informou Aasheim.

“A meu ver, não podemos atingir lucratividade em longo prazo sem que operemos e produzamos de forma sustentável. Vejo isto como uma responsabilidade ética, mas também como uma oportunidade de negócios: tornar a pegada de carbono de nossos produtos uma vantagem competitiva”, explicou ela.

“Em agosto de 2019, lançamos duas marcas mais verdes: a Hydro REDUXA, com uma das pegadas de carbono mais baixas do mundo, e a Hydro CIRCAL, produzida com, no minimo, 75% de sucata pós-consumo. É uma grande alegria para mim ver que a Hydro CIRCAL já foi vendida para mais de 60 projetos de construção em 16 países na Europa, no Oriente Médio, e nos Estados Unidos. Este é um pequeno, mas promissor, exemplo de que o mercado mostra boa-vontade em fazer escolhas mais verdes, se houver alternativas de oferta. E isto é só o começo”, acrescentou Aasheim.

“A agenda de sustentabilidade da Hydro está baseada em três pilares: responsabilidade climática, ambiental e social. E, para isso, temos um bom ponto de partida: um século de desenvolvimento industrial sustentável, utilizando energia hidroelétrica para produzir produtos que o mundo necessita de forma responsável. Setenta por cento da eletricidade utilizada para a produção de nosso alumínio primário provêm de fontes renováveis. Nossa nova estratégia climática – “30 até 2030” – objetiva a redução de nossas emissões brutas de CO2 em 30% em toda a nossa cadeia de valor. Atingiremos esta meta com o uso de fontes e produção mais verdes. Também ajudamos nossos clientes a reduzir sua pegada ambiental com produtos mais verdes”, informou ela.

“Tenho certeza de que criamos a agenda certa para nossa companhia e estou confiante de que nosso pessoal tem o que precisa para aproveitar essas oportunidades. Temos a competência, o engajamento e a dedicação necessários para alcançar nossas metas e transformar a Hydro em uma companhia lucrativa e sustentável – e com um futuro promissor”, disse Aasheim.

Relatório Anual da Norsk Hydro 2019