• EBIT ajustado de NOK 1,407 bilhão
  • Forte geração de fluxo de caixa
  • Mercados em contínua recuperação da baixa vista no segundo trimestre
  • EBIT ajustado da Solução em Extrudados em alta de 28% em comparação com o terceiro trimestre de 2019
  • Conclusão da manutenção no mineroduto da Mineração Paragominas, aumento gradativo da produção na Alunorte para atingir sua capacidade nominal
  • Interesses na usina Roeldal-Suldak kraftverk foram assegurados por meio da transação da entre a Hydro e a Lyse
  • Desenvolvimento positivo do quadro regulatório da União Europeia

“Nossa prioridade máxima é a saúde e a segurança do nosso pessoal e das comunidades em que operamos. A Hydro, como organização, vem trabalhando da melhor forma possível para lidar com o COVID-19, protegendo pessoas e operações, ao mesmo tempo em que gera fluxo de caixa. Estou muito satisfeita de ver que nossos esforços têm gerado maior fluxo de caixa. Ao mesmo tempo, seguimos trabalhando com nossa agenda de lucratividade e sustentabilidade, fortalecendo nossa posição no mercado de baixo carbono e explorando novas áreas de crescimento”, disse a presidente e CEO da Hydro, Hilde Merete Aasheim.

A Solução em Extrudados apresentou uma recuperação mais rápida do que a esperada, especialmente na Europa, uma posição de custo favorável e recebeu compensação de seguro na ordem de NOK 192 milhões relacionadas com o ataque cibernético em 2019. A redução do custo das matérias-primas, a melhora dos custos fixos, e efeitos cambiais positivos, uma vez que tanto a coroa norueguesa como o real brasileiro tiveram queda frente ao dólar americano e o euro, contribuíram de forma positiva para o resultado do terceiro trimestre. Tais fatores positivos foram, porém, afetados por resultados mais baixos na área de negócios Bauxita & Alumina, em função da manutenção prolongada do mineroduto da Mineração Paragominas e a redução dos preços realizados do alumínio e da alumina.

No dia 18 de agosto, a Hydro interrompeu as operações do mineroduto que transporta a bauxita da Mineração Paragominas para a Alunorte para que se fizesse uma ampla manutenção do mineroduto, substituindo um trecho do minerodutoduto antes do planejado, o que fez com que a produção da Mineração Paragominas tivesse de ser temporariamente interrompida e a capacidade de produção da Alunorte ficasse reduzida em 50%. Contudo, em 08 de outubro, a produção da Mineração Paragominas foi retomada, e a produção da Alunorte, por sua vez, vem sendo aumentada para chegar à sua capacidade nominal.

“É uma grande satisfação ver que a Alunorte está novamente no caminho certo e aumentando sua produção. Decidimos também voltar a ter, até o final de novembro, produção plena na fábrica de Husnes, na Noruega, que estava com sua capacidade reduzida pela metade desde a crise financeira de 2009. Husnes está entre as fábricas de alumínio mais eficientes do mundo em termos de clima, produzindo material reconhecido na União Europeia como essencial para uma sociedade circular de baixo carbono”, acrescentou Aasheim.

A produção industrial e o produto interno bruto global demonstraram recuperação durante o trimestre, mas o COVID-19 continua a impor incertezas. Além disso, a queda global de demanda e as restrições governamentais impostas tiveram um efeito negativo nas operações do trimestre, tendo a pandemia afetado em particular as áreas de negócios Soluções em Extrudados e Produtos Laminados, ainda que a entrada de pedidos e a capacidade de utilização tivessem melhorado. As áreas de negócios Bauxita & Alumina, Metal Primário, Energia e as instalações de reciclagem da Mercados de Metal mantiveram suas operações em grande parte no mesmo nível durante o trimestre.

Os esforços de melhoria contínua da Hydro avançam com força total, focando em elementos de custos que podem ser controlados em tempos incertos. A meta de NOK 4,1 bilhões até 2020, no entanto, não será atingida em virtude da manutenção do mineroduto  da Mineração Paragominas, mas mantemos a meta geral de 2023 de NOK 7,3 bilhões em melhorias.

A revisão das diretrizes da União Europeia para compensações de CO2 preparam o caminho para que a produção de alumínio de baixo carbono posse ser continuada na Noruega. Para a produção de alumínio com base em energia renovável, a compensação robusta e previsível das sobretaxas atuais de CO2 nos preços da energia elétrica será uma contribuição essencial para nossas operações. “Os produtos de alumínio de baixo carbono podem vir a ter um papel essencial na redução global de emissões de CO2, satisfazendo a crescente demanda destes produtos em uma série de setores, incluindo os de transporte e construção”, afirmou Aasheim.

Além disso, a Comissão Europeia anunciou, em 22 de setembro de 2020, sua decisão de impor tarifas antidumping provisórias sobre o alumínio extrudado proveniente da China. As tarifas são o resultado de uma investigação aberta em fevereiro deste ano, em que a Comissão Europeia concluiu que o alumínio extrudado da China vem sendo vendido na Europa a preços tão baixos que podem ser considerados dumping e concorrência desleal para os produtores europeus.

Para as aproximadamente 40 fábricas de extrusão da Hydro na Europa, a ação antidumping é um fator de mitigação de concorrência desleal. Para os clientes da Hydro, esta medida contribuirá para assegurar que a Europa continue a ter uma indústria de extrusão viável, a qual sofrerá forte concorrência, devido aos muitos atores no mercado.

A posição de dívidas líquidas da Hydro ficou mais baixa, pois passou de NOK 13,2 bilhões para NOK 9,9 bilhões no final do trimestre. O caixa líquido provindo de atividades operacionais somou NOK 4,5 bilhões. O caixa líquido utilizado em atividades de investimento, excluindo investimentos em curto prazo, totalizou NOK 1,5 bilhão.

No final do terceiro trimestre, a Hydro mantinha NOK 17,5 bilhões em caixa e equivalentes, e NOK 4,2 bilhões em depósitos de curto prazo, incluindo investimentos de curto prazo, ao passo que o crédito rotativo de USD 1,6 bilhão continuava totalmente disponível no final do trimestre.