O Programa Voluntários em Ação iniciou, em 12 de maio, uma campanha para incentivar a doação de sangue entre os empregados próprios e de empresas contratadas da Alunorte e Albras, em Barcarena, no Pará. A iniciativa segue até dia 28 de maio e, além de engajar o público interno, também fornece transporte para que os doadores possam se deslocar até o hemocentro da cidade vizinha, Abaetetuba, com segurança e observando todos os cuidados para manutenção do distanciamento social nesse período de pandemia.

O programa de voluntariado reúne empregados próprios, funcionários de empresas contratadas e seus familiares, que dedicam parte de seu tempo livre para fazer uma diferença positiva nas comunidades vizinhas às nossas unidades, compartilhando conhecimento e habilidades. Só no ano de 2019 foram mais de 30 ações realizadas no Pará e Rio de Janeiro, beneficiando mais de 23 mil pessoas.

O primeiro empregado a fazer a doação foi o Jhonison Brito, técnico de materiais do Almoxarifado da Albras. "Com tudo que está acontecendo no mundo, é importante aproveitar cada oportunidade que temos para ajudar o próximo. Essa foi a primeira vez que doei, foi muito tranquilo e agora com certeza serei um doador frequente", declarou.

O operador Carlos Fabrício Silva, que integra o comitê de voluntariado da Alunorte e esteve à frente da ação no primeiro dia, também fez questão de ajudar. “Já sou doador há muitos anos, mas, de início, confesso que fiquei receoso por conta da situação que estamos vivendo. Mas queria dizer a todos que não cometam esse erro. A doação foi muita tranquila e vi o quanto a segurança e a higienização foram reforçadas no hemocentro. O distanciamento foi respeitado a todo momento e todos estavam equipados com máscaras e álcool em gel”, ressaltou.

Ações são diversificadas para que todos possam ajudar
A campanha de doação de sangue faz parte de um conjunto de iniciativas que o programa de voluntariado tem desenvolvido, alinhado a nossa estratégia de responsabilidade social e às necessidades locais dos municípios onde a Hydro atua.

Recentemente, o programa lançou uma plataforma de doações para apoiar organizações sem fins lucrativos que atuam com crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais e outros grupos em situação de vulnerabilidade social. Dentre as demais ações programadas, estão campanhas internas nas unidades, como arrecadação voluntária de itens de higiene, livros infantis e kits recreativos.

A gerente sênior de Responsabilidade Social da Hydro, Fádwa Andrade, destaca o empenho dos voluntários para manter as ações de suporte a quem tanto precisa, mesmo à distância, durante a pandemia. “No caso da doação de sangue, a ação foi essencial porque as doações para o hemocentro diminuíram muito nesse período, por causa da COVID-19. Mas os nossos voluntários se empenharam também em todo um conjunto de ações que consegue beneficiar as pessoas das mais diversificadas maneiras, com toda a segurança, mostrando que é nos momentos mais desafiadores que mais precisamos oferecer nossa solidariedade. Isso é cuidado, coragem e colaboração e muito nos orgulha acompanhar e apoiar esse engajamento do programa de voluntariado”, ressalta.