O Comitê de Voluntariado e a Rede de Mulheres da Hydro Alunorte se uniram na “Ação de Padrinhos Voluntários” para apoiar uma solicitação da Pastoral do Menor de Barcarena, voltada às crianças e adolescentes do município. Através da escuta ativa e diante de um que quadro que afeta meninas que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, no dia 06 de agosto, meninas acompanhadas pela entidade receberam kits de higiene pessoal, arrecadados pelas empregadas e empregados da refinaria de alumina da Hydro e suas contratadas, além de receberam informações em palestra sobre a primeira menstruação e os cuidados com o corpo e a mente.

Este ano, a Pastoral do Menor está acompanhando meninas na faixa etária entre 10 e 17 anos, em várias atividades escolares, artesanais, digitais voltadas para habilidades de leitura e escrita, artísticas, inclusão digital e profissionais. Na ação solidária, cada dupla de empregadas e empregados apadrinhou uma jovem para receber os itens mínimos de higiene. A arrecadação dos kits ocorreu de 19 a 30 de julho, com uma Árvore da Solidariedade instalada na área de lazer da empresa. Nela, constaram os nomes das meninas beneficiadas e os padrinhos puderam escrever uma mensagem inspiradora, que acompanhou a doação. O kit foi composto pelos seguintes itens: xampu, condicionador, desodorante, creme dental, escova de dente, pacote de absorvente e sabonete.

A jovem Lauane da Luz Menezes, 18 anos, é atendida pela Pastoral do Menor desde os 12 anos. Ela participou da iniciativa realizada no dia 06 de agosto, junto com as jovens que ainda são acompanhadas pela entidade. “A ação foi importante para o nosso crescimento pessoal e profissional. Neste momento, tiramos as dúvidas para estarmos mais preparadas a essa fase da vida, conhecendo o nosso corpo e sabendo que podemos pedir ajuda na fase da menstruação, principalmente sobre os sintomas que sofremos”, afirmou. “Hoje, tenho mais maturidade porque tive o acompanhamento de outras mulheres, minha mãe e minha avó, principalmente. E as meninas que estão aqui também vão incentivar outras a se amarem e se cuidarem. Com a doação do kit, sentimos mais motivação para o dia a dia”, acrescentou.

Irmã Cipriana Lima, coordenadora da Pastoral do Menor, destacou a alegria em contar com o apoio das empregadas e empregados da Hydro Alunorte nas atividades desenvolvidas pela entidade. “Este ano, a Pastoral do Menor completou 16 anos e estamos muito felizes com a colaboração da empresa, junto com os seus funcionários, que abraçaram esta causa. E agradecemos a todos pela contribuição que deram às nossas meninas. São meninas de famílias humildes, que às vezes os pais e as mães estão desempregados. Acredito que elas saíram daqui com o coração radiante”, comentou.

Tarciana Neves, técnica de Enfermagem do Trabalho na Hydro Alunorte, foi uma das palestrantes do evento de doação dos kits de higiene pessoal. Ela atua há quase dois anos como voluntária, desde que ingressou na empresa. “Me sinto gratificada em colaborar nesta ação diferenciada na Pastoral do Menor, que sensibilizou bastante os empregados e empregadas da Hydro Alunorte e das contratadas. Nos sentimos felizes em orientar e garantir o mínimo de apoio às adolescentes, que estão em dificuldades na situação de vulnerabilidade social. Movimentamos este tema na refinaria, conseguindo envolver a Rede de Mulheres, para integrar a Pastoral do Menor nesta ação”, afirmou.

Colaboração – A ação solidária na Pastoral do Menor também faz parte da campanha “Voluntários em Ação: É hora de colaborar”, da Hydro e da Albras, que já arrecadou mais de três toneladas de alimentos não perecíveis e dois mil itens de higiene básica feminina e leite para crianças. As doações são destinadas às organizações atendidas pelo programa de voluntariado das empresas ou que atuam junto às populações em vulnerabilidade social. A campanha continua até dezembro deste ano e envolve operações da Hydro em Belém, Rio de Janeiro, Barcarena, Tomé-açu e Paragominas.

Em paralelo as ações emergenciais, o Programa Voluntários em Ação, conta com um banco de talentos em que os participantes dedicam tempo, habilidades e recursos para desenvolver iniciativas alinhadas à estratégia de responsabilidade social da Hydro e da Albras, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (números 4, 8 e 16), bem como às necessidades dos municípios onde ambas atuam. Todas as ações do programa são realizadas com o apoio de comitês de voluntariado com papeis de articuladores, disseminadores e mobilizadores.