• EBITDA ajustado de NOK 3,476 bilhões
  • Forte geração de fluxo de caixa
  • Recuperação global com redução da oferta excedente de alumínio
  • Crescimento de volume downstream, excedendo o mercado
  • Superação da meta do programa de melhorias para 2020
  • Conclusão da transação referente à Lyse Kraft DA
  • Proposta de dividendos na ordem de NOK 1,25 por ação para 2020, revisão da política para 2021

“A pandemia tornou o ano de 2020 desafiador para todos. A saúde e a segurança das nossas pessoas e das comunidades onde operamos constituem a nossa mais alta prioridade. A Hydro tem adotado as recomendações das autoridades sanitárias locais e internacionais e atualiza os seus planos de contingência para evitar perturbações e assegurar o fornecimento ao cliente,” explica a presidente e CEO Hilde Merete Aasheim.

No quarto trimestre de 2020, a produção industrial mundial continuou a mostrar sinais de recuperação, após a retração registrada no início do ano, com o PIB basicamente estável.  O mercado do alumínio fechou o ano de 2020 com um excedente de aproximadamente 3 milhões de toneladas, abaixo das estimativas do início do ano de aprox. 5 milhões.

“Estou impressionada com a maneira em que a nossa organização conseguiu manter o ritmo em um ano marcado pela pandemia, assegurando, além disso, o cumprimento das metas de melhorias. Superamos a nossa meta de melhoria de custos e alcançamos economias de NOK 4,2 bilhões em 2020, o que corresponde a quase metade da ambição total estimada para 2025, e conseguimos sustentar a geração de fluxo de caixa no quarto trimestre,” acrescenta Aasheim.

“No quarto trimestre de 2020, o aumento do volume da Hydro ultrapassou a evolução do mercado tanto na área de negócios Laminados quanto na Extrusão, impulsionados pela recuperação de segmentos importantes, tais como o setor automotivo, de latas, e de construção civil. Na Metal Alumínio, a combinação de produtos com valor agregado e produtos-padrão resultou em uma recuperação aos níveis históricos de aproximadamente 70% em termos de valor agregado. De modo geral, as operações da Hydro funcionaram normalmente durante o trimestre.  A situação imposta pela Covid-19, no entanto, continua a gerar incertezas no mercado,” explica o diretor financeiro, Päl Kildemo.

A Hydro retomou a produção da linha B na fábrica de alumínio primário em Husnes, na Noruega, após mais de uma década com apenas metade da sua capacidade.  O projeto de modernização orçado em NOK 1,5 bilhão deverá elevar a capacidade em 95.000 toneladas de eletrólise, e inclui elementos de tecnologia introduzidos na fábrica-piloto de Karmoy, na Noruega, trazendo desempenho operacional e ambiental a padrões internacionais. A decisão de relançar a linha B na Hydro Husnes se justifica diante das melhorias do mercado, além das expectativas de que a Noruega continuará a adotar o sistema de comércio de emissões (ETS) da UE no período 2021-2030.

No dia 31 de dezembro de 2020, a Hydro e a Lyse fundiram parte dos seus ativos relacionados com a produção de energia hidrelétrica, criando uma nova empresa de energia hidrelétrica. A capacidade de produção anual de energia da nova empresa – Lyse Kraft DA – é de 9,5 TWh, dos quais a Hydro deverá deter 25,6%, e a Lyse, 74,4%. Em decorrência da transação, a Hydro se torna a terceira maior operadora de energia renovável da Noruega, com uma produção combinada de renováveis de 13,6 TWh, em um ano considerado normal. Com base na sua participação no capital, a produção anual de energia da Hydro é de 9,4 TWh em um ano típico. No quarto trimestre, foi registrado um benefício resultante da transação na ordem de NOK 5,3 bilhões; tendo sido o benefício excluído do EBIT ajustado.

Durante o evento Capital Markets Day 2020, a Hydro anunciou a extensão e uma maior ambição para o seu programa original de melhorias, que agora deverá assegurar melhorias de NOK 8,5 bilhões até 2025. A Hydro anunciou, também, a ambição comercial de NOK 2 bilhões para a sua carteira de alumínio, a ser alcançada com oportunidades desencadeadas por clientes e mercados.

Também foram reveladas as novas ambições da Hydro nas áreas-chave de crescimento estratégico, tais como reciclagem, renováveis e baterias, o que levará a mudanças significativas no portfólio da Hydro até 2025.  Na área da reciclagem, a Hydro ambiciona mais que duplicar a utilização do refugo pós-consumidor, e gerar um aumento da EBITDA de NOK 1 bilhão para NOK 1,5 bilhão, por meio de possíveis investimentos de NOK 3,5 bilhões a 5 bilhões. Na área de baterias, a ambição da Hydro é aumentar o EBITDA em NOK 600 milhões a 700 milhões, através do possível investimento de NOK 2,5 bilhões a 3 bilhões em projetos de baterias. Na área das renováveis, a Hydro tenciona investir em mais de 1 GW em projetos de energia renovável em 2021.

A posição líquida da dívida da Hydro foi reduzida, passando de NOK 9,9 bilhões a NOK 7,8 bilhões no final do trimestre, ao passo que o caixa líquido derivado das atividades operacionais totalizou NOK 5,4 bilhões. O caixa líquido destinado a atividades de investimento, excluindo os investimentos de curto prazo, totalizou NOK 1,9 bilhão.

O EBIT reportado da Hydro totalizou NOK 6,77 bilhões no quarto trimestre de 2020, comparado com o valor negativo de NOK 399 milhões do mesmo trimestre em 2019.

As receitas líquidas totalizaram NOK 7,27 bilhões no quarto trimestre, atribuídas, principalmente, ao ganho de NOK 5,30 bilhões com a transação da Lyse. As receitas líquidas também incluíram um ganho cambial líquido de NOK 1,479 bilhão que refletiu, principalmente, uma NOK mais forte frente ao EUR, o que afetou os derivados incorporados em contratos de energia da Noruega e outros passivos com denominação em EUR.

Além dos fatores acima expostos, os lucros reportados antes dos itens financeiros e impostos (EBIT) e as receitas líquidas incluem os efeitos divulgados no relatório trimestral. Os itens excluídos do EBIT ajustado e os lucros (ou perdas) ajustados estão definidos e descritos como parte da seção de medidas de desempenho alternativas (A PM) do relatório trimestral.

O Conselho de Administração da Hydro propõe pagar dividendos de NOK 1,25 por ação em 2020, estando sujeito à aprovação da Assembleia Geral Anual de 6 de maio de 2021. O pagamento proposto confirma o compromisso da empresa de oferecer dividendos previsíveis aos seus acionistas. Em 2020, a Hydro manteve a política de dividendos de 40% dos lucros líquidos acima do ciclo de negócios, considerando o piso de NOK 1,25 por ação. Tal política foi revisada e, a partir de 2021, deverá refletir as ambições a Hydro de melhorar o desempenho e o retorno aos acionistas acima do ciclo de negócios. A nova política de dividendos garante um pagamento mínimo de 50% do resultado líquido ajustado do ciclo, com um piso de NOK 1,25 por ação.

Recomendado para si