"Vemos um potencial significativo para o consumo industrial de hidrogênio. Assumir um papel de desenvolvedor e operador no setor de hidrogênio representa uma oportunidade para a Hydro reduzir as emissões industriais de CO2 e desenvolver um negócio lucrativo e sustentável baseado no hidrogênio", diz Hilde Merete Aasheim, Presidente e CEO da Hydro.

A Hydro definiu uma direção estratégica clara para 2025 e visa fortalecer sua posição no alumínio de baixo carbono, enquanto explora novas oportunidades de crescimento em reciclagem e novas energias.

Hydro President & CEO Hilde Merete Aasheim

"A Hydro tem capacidades únicas que nos diferenciam de outros operadores industriais devido a nossas próprias posições e competência em energia renovável, além da grande demanda interna por gás, que pode ser substituído por soluções de hidrogênio verde. Portanto, podemos construir e desenvolver uma cadeia de valor completa para o hidrogênio verde na Noruega", diz Aasheim.

O papel de desenvolvedor e operador da Hydro está em linha com o plano interno da empresa de possíveis projetos de hidrogênio, e provavelmente implicaria uma mudança total ou parcial de gás para hidrogênio em plantas de vários locais. Um início provável para este processo seria a mudança do gás para hidrogênio em algumas das plantas de alumínio da Hydro na Noruega.

"Temos uma grande demanda interna de gás utilizado para aquecimento em nossas fundições e na produção de anodos, e uma instalação de produção de hidrogênio poderia ser colocada perto do consumo. Para a Hydro, isso contribuiria para nossa meta de reduzir nossas próprias emissões de CO2 em 30% até 2030", diz Aasheim.

As tecnologias do hidrogênio e suas aplicações têm estado na agenda da Hydro por várias décadas. Vários elementos mudaram nos últimos anos, elevando a rentabilidade na mudança do gás para o hidrogênio nas plantas da empresa. As ambições da UE e da Noruega de descarbonizar a economia até 2050 exigem o hidrogênio como importante transportador de energia, e esquemas de apoio estão sendo postos em prática. Além disso, o custo da tecnologia está caindo e a Noruega está bem adequada para o desenvolvimento e o uso do hidrogênio devido a sua energia atrativa e renovável.

A Hydro retornará com mais informações sobre as opções em avaliação e o caminho a seguir na atualização estratégica na apresentação de resultados do primeiro trimestre da empresa, em 27 de abril.