Os estudantes de graduação interessados em se candidatar às vagas de estágio nas unidades da Hydro no Pará (Hydro Paragominas, Alunorte, Albras e para o escritório corporativo em Belém) e no Rio de Janeiro terão mais uma semana para finalizar a inscrição no programa Talento Infinito. Com a prorrogação, os graduandos podem se inscrever até 5 de dezembro. Para ingressar, é preciso estar cursando Ensino Superior a partir do 4º semestre da graduação em janeiro de 2022 e ter conhecimentos do pacote Office. Em razão das medidas protetivas decorrentes da pandemia da covid-19, as etapas de seleção do programa estão sendo realizadas virtualmente. O processo de seleção para o programa inclui as inscrições on-line, Triagem, Testes online, Dinâmicas de Grupo, Entrevista com gestores (presencial) e Exames admissionais.

O programa foi reconhecido como o segundo melhor programa de estágio do país pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e chega a sua terceira edição. “Valorizamos a participação dos jovens em nosso ambiente de trabalho e estruturamos um programa que seja capaz de proporcionar crescimento para ambos os lados, oferecendo formação em novos conhecimentos, habilidades e competências dentro do mercado de alumínio”, afirma o diretor de Recursos Humanos da Hydro, Douglas Ruozzi. Ao longo de todo o programa, os estagiários passam por acompanhamento da performance, o que  contribui para o aumento das chances de contratação, melhoria da produtividade e o incentivo à inovação.

Serão aceitas inscrições de universitários de mais de 25 cursos de graduação. A lista completa está disponível no site do programa. As etapas do processo de recrutamento incluem avaliação online por meio de Testes de Raciocínio, Inglês e Fit Cultural.

Um exemplo é a engenheira civil Géssyca Silva, de 24 anos, que foi contratada em agosto deste ano após concluir o programa de estágio. Entre as iniciativas que desenvolveu enquanto era estagiária, a profissional destaca um projeto de instrumentação e monitoramento que foi adotado pela área de geotecnia da Hydro Paragominas. Agora, ela integra, junto com outras cinco profissionais, todas mulheres, a área de geotecnia da empresa. E Géssyca não para de se aperfeiçoar. Está cursando uma especialização na área de geotecnia fruto de uma parceria da Hydro com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Para a engenheira, o sonho de atuar numa grande empresa foi realizado. “Eu sonhava em trabalhar na empresa e foi o estágio que me abriu as portas. Aqui pude aprender com excelentes profissionais e estou muito realizada profissionalmente”, afirma.

Outra participante do programa é a Maria Eduarda Borges Rocha, de 22 anos, que foi selecionada pelo programa em 2020. A universitária, que cursa o 8º semestre do curso de Administração, afirma que o estágio em uma grande empresa do setor de alumínio ajudou a desenvolver diversas capacidades técnicas como liderança, gerenciamento e capacidade de análise. Ela trabalha na área de back office, que é responsável por rotinas administrativas e financeiras, processos de compras, além da gestão de contratos. Segundo a estudante, o estágio proporcionou muitos aprendizados e a estimulou a procurar novos cursos para se capacitar e desenvolver a criatividade. “O estágio contribuiu para desenvolver habilidades e me estimulou a estudar programação, um curso que não tinha no meu currículo. Considero que o estágio é uma grande oportunidade para quem está iniciando a vida profissional, pois ajuda a desenvolver o que estamos aprendendo na faculdade e nos mostra que podemos colaborar com novas ideias para a empresa”, conta a estudante.

Os selecionados receberão bolsa compatível com o mercado, além de vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde e seguro de vida. O estágio tem duração de 1 ano e pode ser renovado por mais um ano se o estagiário ainda estiver na graduação. Ao final, o estagiário recebe certificado de participação.

O Talento Infinito é parceiro do Instituto Evaldo Lodi (IEL), que integra o Sistema “S” e tem como objetivo promover a interação Escola-Empresa, por meio de seus diversos programas, dentre eles o estágio supervisionado para estudantes. O programa foi estruturado com o objetivo de contribuir efetivamente para o desenvolvimento de jovens, incluindo treinamentos, tutoria de mentores, reuniões mensais com o RH e podcasts. Os estagiários também desenvolvem projetos de melhoria em grupo, ao longo da trajetória dentro da Hydro. Além do programa de estágio, a Hydro investe no desenvolvimento de jovens talentos por meio de programas voltados para aprendizes e trainees.