“O mundo precisa de uma transição verde para combater as mudanças climáticas. Este é o nosso desafio mais importante e a nossa maior oportunidade. O mundo deve reduzir suas emissões de carbono e estou animada em anunciar a ambição da Hydro de entregar os primeiros volumes comerciais de alumínio com carbono quase zero já em 2022 ”, disse a presidente e CEO Hilde Merete Aasheim.

A ambição de fornecer alumínio com carbono quase zero em 2022 virá do uso de mais sucata de alumínio reciclado pós-consumo. A ambição é entregar os primeiros volumes comerciais de alumínio com 0,5-1 kg CO2 / kg de alumínio, por meio da cadeia de valor, já no próximo ano. Esta é uma melhoria significativa, em comparação com os atuais 2,3 kg CO2 / kg de alumínio no lingote de extrusão Hydro CIRCAL com 75% de sucata de alumínio pós-consumo.

A capacidade de produção de alumínio com carbono quase zero será desenvolvida de acordo com a demanda do mercado por esse tipo de produto.

A Hydro também está desenvolvendo soluções para alumínio sem carbono. O objetivo é tê-lo disponível até 2030 e os esforços estão concentrados ao longo de três caminhos principais para zerar.

Um caminho principal adequado para fundições greenfield é a tecnologia “HalZero” de propriedade da Hydro. Esta é uma tecnologia baseada na conversão de alumina em cloreto de alumínio antes da eletrólise em um processo onde o cloro e o carbono são mantidos em circuitos fechados, resultando em um processo totalmente descarbonizado para o alumínio primário. A Hydro está trabalhando no desenvolvimento em escala de laboratório dessa tecnologia há cinco anos e desenvolveu um roteiro para conduzi-lo à escala industrial antes de 2030.

Para garantir o valor das fundições existentes, a Hydro também está desenvolvendo soluções de captura e armazenamento de carbono (CCS, em inglês) que podem ser adaptadas às fábricas de alumínio em operação. A Hydro avaliou mais de 50 tecnologias CCS e desenvolveu um roteiro para testar as mais promissoras em escala industrial. O resultado mais provável será uma combinação de captura de gás residual e captura direta de ar para eliminar 100% das emissões.

Um terceiro caminho para o alumínio livre de carbono é reciclar o alumínio pós-consumo, reduzindo as emissões a zero. Isso será possível graças à tecnologia de classificação de alumínio e especialização em ligas da Hydro, em combinação com a substituição do gás natural por hidrogênio verde ou aquecimento elétrico em recicladoras e fundições.

A Hydro também anunciou seu compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2050 ou antes. A Hydro já é líder do setor em tecnologia, com uma pegada climática média mundial líder da indústria de 4,9 t CO2 / t alumínio líquido. A próxima década verá uma demanda crescente por alumínio com baixo teor de carbono e sem carbono, produzido com energia renovável e feito para uma economia circular.

“Clima, meio ambiente e responsabilidade social são mutuamente dependentes. Para ter sucesso na descarbonização da sociedade, devemos fortalecer nossas ambições em todas as áreas. Estamos fortalecendo nosso desenvolvimento de tecnologia para ter sucesso, e a capacidade de produção será desenvolvida de acordo com a demanda do mercado. Com nossa nova estratégia de sustentabilidade, estamos elevando o padrão, definindo ambições claras nas quais contribuiremos para uma sociedade justa e circular”, afirma Aasheim.

As ambições anunciadas incluem:

Ambição climática

• Atingir zero emissões de carbono em toda a Hydro até 2050 ou antes
  • Manter a meta de reduzir as próprias emissões globais de CO2 em 30% até 2030 em comparação com 2018
  • Capacidade de reciclagem crescente e capacidade de aumentar o uso de sucata de alumínio pós-consumo
  • Desenvolvimento de tecnologia para descarbonizar a cadeia de valor primária, incluindo produção de bauxita e alumina, produção de alumínio primário e fornecimento de energia renovável

Ambição ambiental

• Alcançar nenhuma perda de biodiversidade em novos projetos
  • Eliminar a necessidade de novo armazenamento permanente de resíduo de bauxita a partir de 2050
  • Eliminar a deposição em aterro de todos os outros resíduos recuperáveis ​​até 2040

Ambição social

• Investir em educação e até 2030 capacitar 500.000 pessoas com educação e desenvolvimento de habilidades para a economia do futuro