O Programa Território do Saber, parceria entre a Hydro Paragominas e a Secretaria de Educação de Paragominas, está promovendo um seminário on-line voltado para a formação de profissionais da rede pública de educação, ao longo dos meses de setembro e outubro. No dia 16 de setembro, foi realizada a abertura do seminário com o tema “Avaliação Formativa e Boas perguntas: práticas reflexivas”. Conduzido pela professora Soraia Campos, mestre em Educação pela Unicamp, os profissionais de educação tiveram a oportunidade de discutir temas como psicologia moral e refletir sobre os desafios da metodologia para avaliação de alunos em tempos de pandemia.

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação de Paragominas, Andréia Sampaio, que destacou a importância desta iniciativa: “É com grande prazer que a Secretaria de Educação de Paragominas, mais uma vez, em parceria com a Hydro, promove um evento para o aperfeiçoamento dos profissionais da rede pública da nossa cidade. Com o suporte da Evoluir, em toda a pandemia, e agora no retorno ao modelo presencial, estaremos mais preparados para receber os nossos alunos com segurança”.

Ao incentivar a qualificação dos profissionais de educação, a companhia contribui para a formação de uma geração de crianças, jovens e adultos mais capacitados e habilitados para o futuro. “Atuar com responsabilidade faz parte do DNA da Hydro. Em todas as oportunidades, temos reforçado o nosso compromisso em apoiar a educação local. Sabemos da importância de trabalharmos junto com a  Secretaria de Educação de Paragominas para o desenvolvimento da região como um todo”, explica Domingos Campos, Diretor de Sustentabilidade da Hydro.

Os próximos encontros serão realizados nos dias 23 e 30 de setembro e 07 de outubro, sempre das 15h às 17h, por meio da plataforma Zoom. No dia 23/09, a aula on-line abordará o tema “Pedagogia de emergência e o acolhimento no retorno às aulas presenciais”, que será ministrada por Reinaldo Nascimento. Os outros seminários abordarão temas como neurociência, alfabetização emocional e organização para o retorno das aulas presenciais.

Ainda como parte do programa, 308 profissionais, selecionados em maio, estão participando de um ciclo de formação com cursos gratuitos online, com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). São cursos de Aperfeiçoamento em Educação Infantil, Aperfeiçoamento em Educação Integral e a Escola no Século XXI, Aperfeiçoamento em Educação Especial, Curso Livre de Formação de Liderança e Gestão da Mudança, Especialização em Educação de Jovens e Adultos, Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Especialização em Ensino de Matemática. Os cursos deverão ser concluídos no primeiro semestre de 2022.

Terreno fértil para a educação

O Território do Saber é uma iniciativa da Hydro Paragominas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paragominas (Semec) com foco na formação de educadores. O programa é executado pela empresa Evoluir e oferece cursos de aperfeiçoamento e especialização de professores com emissão de certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), além de acompanhamento pedagógico às escolas, apoio à gestão da rede de ensino e alfabetização de jovens e adultos.

O programa está estruturado em três pilares interdependentes, que buscam a promoção de mudanças nos indivíduos e suas inter-relações para um melhor clima escolar; e incentivos à colaboração, ao trabalho em equipe e às inovações no uso de metodologias de ensino e aprendizagem. A iniciativa está diretamente ligada à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Em 2020, mais de 500 profissionais da rede municipal de ensino de Paragominas participaram das ações do Território do Saber. Mesmo diante do distanciamento social necessário para prevenção à Covid-19, a Hydro manteve a parceria com a Semec e adaptou as ações de formação para o formato virtual. Território do Saber é uma contribuição para o desenvolvimento pessoal e para o processo de fortalecimento da educação no município.