A Albras, maior produtora de alumínio primário no Brasil, está investindo cerca de R$ 530 milhões para desenvolver 124 projetos na empresa. Eles vão desde tecnologias para aprimorar o processo produtivo até melhorias na infraestrutura da planta, localizada em Barcarena, no Pará. Este é um volume recorde de investimento para a empresa, que completou 37 anos de operação em outubro. Desde 1985, a Albras alimenta os mercados interno e externo com lingotes de alta pureza. A Hydro é a principal acionista da empresa, com 51% das ações dessa joint venture. O outro acionista é a NAAC - Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd., formada por um consórcio de empresas japonesas, tradings, consumidores e fabricantes de produtos de alumínio.

“Ao longo de 2022 tivemos e ainda temos pela frente vários projetos que serão fundamentais para manter a Albras atualizada nas melhores tecnologias do mercado, assim como projetos que endereçam de forma definitiva a estabilidade dos nossos processos. Assim, tornamos a Albras cada dia mais produtiva e competitiva”, comenta João Batista Menezes, presidente da Albras.

Em 2020, foram investidos R$ 304,4 milhões em projetos de gasto de capital, sendo R$ 94,9 milhões utilizados na reforma de equipamentos e manutenção de ativos e R$ 209 milhões na reforma dos fornos da fábrica. Para este ano, os projetos passam por diversas frentes e os principais integram uma grande modernização da fábrica.

Há ainda investimentos para melhorar ainda mais a segurança, como a instalação de sistemas mais avançados e automatizados nas fábricas de Anodo Verde. “Com a implantação dos projetos, ampliaremos a segurança das fábricas de Anodo Verde, reduzindo ainda mais os riscos operacionais com tecnologias mais avançadas, todos esses investimentos contribuem para garantir o posicionamento da Albras na liderança da produção de alumínio no Brasil”, reforça João Menezes.

Case de sucesso

O alumínio fabricado pela Albras é comercializado, ainda em forma líquida, a um cliente de Barcarena, que o utiliza na produção de cabos, garantindo a verticalização do metal no Pará. Cerca de 65% da produção da Albras é fornecida ao mercado brasileiro, que utiliza o metal em diversas aplicações, como construção civil, todas de liga leve e componentes para automóveis. Além disso, a empresa destina lingotes de alumínio ao mercado externo.

São linhas de alta pureza, como o lingote P0610, a liga EC 1350, e o portfólio tradicional, com o P1020. Desde 2019 a Albras comercializa a liga denominada PFA (Primary Foundry Alloy ou Liga de Fundição, em português) com 7% a 11% de adição de silício para atender a indústria automotiva.

Desta forma, a Albras segue contribuindo e trazendo resultados positivos para a balança comercial e o PIB industrial do Pará. Em 2021, a empresa contribuiu financeiramente com R$ 229,3 milhões aos cofres públicos estaduais e R$ 17,9 milhões aos municipais em recolhimento de impostos.

“Temos participado do desenvolvimento do Pará e do município de Barcarena e estamos sempre buscando inovar para termos uma operação que seja referência na cadeia do alumínio. O alumínio de alta pureza que produzimos em Barcarena abastece mercados exigentes dentro e fora do Brasil”, conclui João Menezes.