A Casa Familiar Rural Padre Sérgio Tornetto, localizada no Território Quilombola de Jambuaçu, no município de Moju, é um importante centro para o desenvolvimento da região. Em janeiro deste ano, iniciou-se uma reforma do espaço, que passou por reparos estruturais e estéticos, com revitalização completa do prédio, incluindo a substituição e modernização da parte hidráulica e elétrica e a pintura e reparos do telhado e paredes. Também foram revitalizados espaços como a biblioteca, sala de informática, dormitórios, refeitório e cozinha. A reinauguração do espaço foi realizada na última sexta-feira, 20, e a Casa já retomou as atividades de formação.

“Estou muito feliz por ser a presidente da associação neste momento tão importante. Acredito que, a partir de hoje, nossos alunos e professores vão valorizar ainda mais a questão educacional e esse ambiente que preparamos para garantir ensino de qualidade. Tenho certeza de que será muito gratificante para todos e a Casa Familiar Rural será reconhecida como um polo educacional de referência no nosso território”, comemora Maria do Carmo Amaral, presidente da Associação da Casa Familiar Rural Padre Sérgio Tornetto.

Este trabalho integra o convênio que a Hydro mantém com a Casa desde 2012, visando ao apoio à educação e ao desenvolvimento coletivo no território. A parceria nesta iniciativa faz parte da estratégia de responsabilidade social corporativa da Hydro desde que a empresa adquiriu a Mineração Paragominas e o mineroduto que passa por esta região.

"A obra de revitalização é resultado do contínuo diálogo entre empresa e comunidade numa construção conjunta para a promoção da identidade quilombola e o desenvolvimento sustentável do território de Jambuaçu", declara Eduardo Figueiredo, diretor de Desenvolvimento Territorial da Hydro. O acompanhamento da obra foi feito pelos próprios administradores da Casa Familiar Rural, contando com responsável técnico da Hydro na realização da obra, que empregou parte da mão de obra do próprio território.

Inauguração da revitalização da Casa Familiar Rural (1)

Além das ações de saúde e segurança já adotadas em todas as unidades da Hydro, os atuais reforços em função da prevenção da covid-19 foram rigorosamente adotados na obra de reforma da sede da Casa Familiar Rural. Entre as diversas ações, destacam-se medidas de proteção aos empregados, contratados e comunidades, desde a contratação dos profissionais, transporte para o local e alimentação, e as orientações permanentes sobre cuidados a serem cumpridos dentro e fora do ambiente de trabalho.

a group of people sitting in a room

Capacitação

Cerca de 60 moradores das comunidades quilombolas dos territórios do Jambuaçu e Juquiri, no município de Moju, vêm sendo beneficiados pelo Programa de Capacitação Profissional da Hydro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que tem cursos sediados na Casa Familiar Rural. O programa já beneficiou outros 90 moradores das comunidades próximas ao mineroduto da empresa em Moju, assim como nos municípios paraenses de Abaetetuba e Ipixuna do Pará. O objetivo é contribuir para gerar emprego e renda na região e a formação representa uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, com certificação do Senai reconhecida em todo o território nacional.

Sobre a Casa Familiar Rural

Organização que atua com educação e busca viabilizar, nas áreas rurais, a implementação de novos padrões de relação social no trabalho e com a natureza, tendo como princípios o desenvolvimento sustentável e a formação dos jovens e de suas famílias.