A Hydro e a Alunorte começaram neste dia 07 de março, em Barcarena (PA), a entrega da terceira e última etapa dos cartões-alimentação prevista no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) acordado entre as empresas, o Ministério Público Federal e Estadual, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), em decorrência das fortes chuvas de fevereiro de 2018.

Não foram realizados novos cadastros para essa última etapa de entrega dos cartões. Considerando o cenário da pandemia de Covid-19, os signatários do TAC convencionaram não realizar verificação presencial dos endereços e situação das residências das unidades familiares.

As 4.847 unidades familiares que apresentaram a documentação exigida em 2019, que foram consideradas válidas e não estiveram contempladas nas etapas anteriores da distribuição, irão receber três parcelas no valor equivalente a 70% do salário-mínimo vigente em 2022.

Para esta entrega, dez equipes formadas por quatro pessoas de duas empresas contratadas irão aos endereços dos beneficiários, já contactados via telefone, em horário comercial. A expectativa é que as entregas sejam finalizadas num período de 3 a 4 semanas. Os profissionais que realizarão a entrega dos cartões estão devidamente identificados e seguem todos os protocolos de saúde e segurança para prevenção da disseminação da Covid-19. Em caso de dúvidas, as famílias podem entrar em contato com o Canal Direto da Hydro, por meio do telefone 0800 721 07 94. O serviço funciona 24 horas, todos os dias.

A finalização da terceira e última fase do benefício temporário resultará no pagamento de mais de R$ 68,6 milhões distribuídos a 20,6 mil unidades familiares. Com esse pagamento, a Alunorte e a Hydro cumprirão integralmente mais um item do TAC e seguem na execução dos compromissos acordados.

Sobre o TAC

O TAC foi assinado para aprofundar o entendimento a respeito das principais questões e dúvidas da sociedade local com relação às fortes chuvas ocorridas em fevereiro de 2018, no município de Barcarena (PA), bem como para realizar auditorias nas operações do Alunorte. Assinado em setembro daquele mesmo ano, o TAC proporciona a implementação de medidas emergenciais com base nos princípios da precaução e prevenção, além de manter uma postura cooperativa, zelar pela qualidade socioambiental na região, incluindo a execução de ações avaliativas, estudos e melhorias no processo operacional da Alunorte, entre outras medidas.

A execução dos compromissos do TAC é acompanhada por um comitê técnico, formado por representantes das instituições e empresas signatárias do acordo; e um comitê de acompanhamento, que agrega, junto aos signatários, representantes da sociedade civil, da Prefeitura de Barcarena e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do município (Sindquímicos).

Recomendado para si