O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) da Hydro, desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica, entregou no último dia 08 de novembro, no auditório do escritório em Belém, o certificado para as empresas que concluíram a 3ª edição do programa. Nesta edição, 21 empresas foram convidadas a participarem, em setembro de 2021, sendo que 12 foram certificadas, por concluírem todos os módulos de treinamento, com o aproveitamento dentro do percentual exigido. São empresas de Belém, Barcarena, Paragominas e Castanhal.

O programa visa capacitar as empresas nos territórios onde a Hydro atua e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento econômico do Pará. Dentre as etapas da capacitação, que duram em torno de um ano, as empresas passaram por auditorias, com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias relacionadas ao seu sistema de gestão; 17 temas disciplinares; duas lives complementares no YouTube; quiz e interações com os participantes; mentorias e avaliações digitais; interação em site exclusivo com programação técnica, notícias, informativos e biblioteca de conteúdo (aulas gravadas).

“Fazer parte hoje do grupo Hydro, para a Tratobel, é uma satisfação enorme, no requisito gestão de fornecedor foi mais um aprendizado, onde podemos observar e melhorar as condições de trabalho da nossa empresa e evoluímos bastante”, comenta Débora Franco, representante da Tratobel.

A iniciativa representa um salto de qualidade em gestão, com um programa estruturado e sequenciado. Os participantes foram capacitados em quatro módulos de treinamento nas áreas administrativa, comercial e operacional, além de contarem com suporte de coaching e mentoria ao longo da capacitação. Como bônus, os fornecedores apresentaram para os compradores da Hydro seus portfólios, em um evento de negócios logo após a certificação.

“Todas as empresas participantes dos três ciclos do programa são ou já foram fornecedoras da Hydro. Para o próximo ciclo, em 2023, pretendemos ampliar para novas empresas”, destaca Tammy Costa, analista de desenvolvimento de fornecedores.

A primeira edição no novo formato promoveu a certificação de 21 empresas. Foram mais de 130 horas-aula, cerca de 200 pessoas diretamente alcançadas e 200 ações de melhorias e investimentos dos fornecedores. Na segunda edição, 22 empresas de Paragominas foram convidadas e, destas, 11 foram certificadas, alcançando 96 pessoas. Já neste terceiro foram 160 representantes/colaboradores alcançados.