Foi realizado, no dia 20/05, o Seminário Orientativo do Plano de Ação de Emergência (PAE) dos Depósitos de Resíduos Sólidos (DRSs) 1 e 2 da Hydro Alunorte. O objetivo foi apresentar a estrutura de controle e segurança das instalações e as principais ações a serem tomadas em casos de emergência. Participaram do evento líderes comunitários das áreas vizinhas aos depósitos, representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Barcarena. Eles conheceram o detalhamento do PAE e as propostas de implementação de sinalizações na Zona de Autossalvamento (ZAS).

O PAE que a refinaria mantém em Barcarena prevê diversos cenários e protocolos de ações para atendimento a emergências, incluindo treinamentos e simulações envolvendo empregados da refinaria e os órgãos de atendimento à emergência do poder público, assim como as pessoas identificadas no entorno. Periodicamente, o plano é atualizado, integrando a rotina operacional da empresa, de acordo com rigorosos padrões de qualidade e segurança que são fatores primordiais para a Hydro e que consideram parâmetros que vão além dos determinados na legislação. O seminário faz parte deste processo de atualização periódica.

“Foi um marco bastante importante. Conseguimos transmitir, com uma linguagem fácil, o que representa o PAE e quão importante ele é para que a nossa comunidade esteja integrada”, comenta Paschoal Cataldi, Gerente Executivo de Resíduos da Hydro Bauxita & Alumina, que conduziu o seminário em colaboração com os times de Operação dos DRSs, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Responsabilidade Social Corporativa, Relações Governamentais, Comunicação, entre outros.

A Hydro Alunorte mantém diálogo aberto com todas as partes interessadas para construir uma relação de boa vizinhança nas localidades onde atua, caminhando juntos rumo a uma sociedade cada vez mais sustentável.

Recomendado para si