“Estamos profundamente chocados e tristes com a situação devastadora que está acontecendo na Ucrânia”, diz Hilde Merete Aasheim, presidente e CEO.

Quinta-feira, 24 de fevereiro, a Rússia iniciou uma invasão em grande escala da Ucrânia. Embora a Hydro não tenha operações na Ucrânia, a empresa tem cerca de 400 cidadãos ucranianos trabalhando em suas plantas de extrusão na Polônia. A equipe Hydro na Polônia está fazendo o possível para ajudar nosso povo afetado pelo conflito na Ucrânia nesta situação difícil.

“Nossa primeira prioridade é garantir a segurança e o bem-estar de nossos empregados. Avaliamos continuamente como podemos fornecer suporte nessa situação desafiadora. Além disso, estamos ajudando os familiares de nossos colegas onde podemos”, diz Hilde.

As fábricas de extrusão da Hydro na Polônia estão organizando transporte em grupo a partir da fronteira ucraniana para empregados que desejam trazer suas famílias para a Polônia. Eles também estão oferecendo acomodação para as famílias na chegada à Polônia. Localmente, a Hydro também ajudará as famílias a obter os documentos necessários para a estadia na Polônia.

A LO (Confederação Norueguesa de Sindicatos) na Hydro e o European Works Council (EWC) da Hydro iniciaram uma campanha de angariação de fundos com a UNICEF.

Os empregados são incentivados a doar o equivalente a 1 hora de seu trabalho para apoiar a resposta humanitária às pessoas afetadas pelo conflito na Ucrânia.

“O sofrimento humanitário e a necessidade de ajuda na Ucrânia são enormes. Incentivamos nossos membros do sindicato e todos os demais membros da Hydro a doarem o equivalente a uma hora de trabalho para apoiar o UNICEF”, diz Tor Egil Skulstad, representante-chefe dos empregados e líder do Conselho de Trabalhadores Europeus da Hydro.

A Hydro, parceira Signature do UNICEF Noruega, irá igualar as doações de seus empregados.

“Gostaríamos de apoiar as pessoas afetadas pelo conflito na Ucrânia neste momento muito difícil”, diz Lars Kjetil Skeie, representante sindical da LO na Hydro. “Como centenas de milhares de pessoas foram deslocadas de suas casas, é importante ajudar a cuidar de suas necessidades imediatas. A melhor maneira de a Hydro fazer o que podemos é através do nosso trabalho com a UNICEF Noruega.”

A arrecadação de fundos terminará em 15 de março

*Tradução de texto publicado no site da Hydro em 02 de março de 2022