Com o tema “Caminhos para a sustentabilidade”, a primeira edição do Floresta Pará foi realizada em novembro em Belém com o compromisso de ser o primeiro evento carbono neutro do Pará, ou seja, as emissões do CO2, que não puderam ser evitadas foram quantificadas e, em seguida, neutralizadas por meio de compensação ambiental na mesma proporção em projetos geradores de créditos de carbono certificados. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio).

Patrocinadora diamante do evento, a Hydro marcou presença com estande, mostrando iniciativas importantes pela sustentabilidade, como seus projetos sociais e uma experiência imersiva nas ações que estabelece em parceria com o Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC na sigla em inglês). Além do estande, a Hydro apresentou suas iniciativas sustentáveis na parte técnica do evento, compartilhando sua experiência em restauração florestal. A analista de Meio Ambiente da Hydro Paragominas, Mayra Barral, participou de uma mesa redonda sobre restauração florestal junto a Marcelo Arco-Verde, da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e Ima Célia Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

“O tema abordado é muito importante a nível nacional mesmo e gostei que todas as mesas redondas se complementaram, trazendo temas que fazem sentido juntos. Algo muito interessante é como o debate abrangeu temas que são desafios também para a Hydro, como a definição de indicadores para o nosso Programa de Recuperação de Áreas Mineradas (PRAD). A academia também está focada neste tema e isso mostra como estamos alinhados com o que há de mais recente no setor”, explica Mayra Barral.

A Hydro hoje tem como meta da reabilitação de 1:1 ou seja, para cada hectare minerado, este mesmo hectare é reflorestado. Durante o bate-papo, Mayra mostrou os métodos de plantio utilizados na mina em Paragominas: tradicional, regeneração natural e nucleação. “Ao participar de um evento como este conseguimos divulgar as nossas metas associadas ao clima e ao meio ambiente e compartilhar nossa experiência, até mesmo desmistificando um pouco como acontece a recuperação de áreas na mineração”, reforça.

Mais de 2.600 hectares já foram reflorestados na região da Hydro Paragominas desde 2009. Em 2021 foram reabilitados um total de cerca de 290 hectares pela empresa, dos quais aproximadamente 45% do reflorestamento foi realizado com a técnica de nucleação e 55% com o plantio tradicional. As espécies usadas na recuperação das áreas da Hydro Paragominas são referenciadas no inventário feito pela empresa, antes da extração do minério, com aproximadamente 50 espécies adaptáveis à realidade da região.

A programação do Floresta Pará contou ainda com debates sobre mudanças climáticas, potencial da bioeconomia da floresta, produtos madeireiros e muito mais. Além disso, foram realizadas visitas guiadas na Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual do Utinga, em Belém. “Participar deste evento reforça o compromisso da Hydro com o desenvolvimento sustentável do estado do Pará, esperamos sempre poder compartilhar o conhecimento e aprender também”, explica Paula Marlieri, gerente sênior de Relações Externas da Hydro.